CARACTERÍSTICAS DE PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SOBRE A PRODUÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM INTERAÇÕES DISCURSIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p298

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, teoria sociocultural, interações discursivas, ensino de ciências, linguagem

Resumo

Nesse artigo analisamos as características das pesquisas nacionais e internacionais sobre a produção da avaliação da aprendizagem em interações discursivas no ensino de ciências fundamentadas na perspectiva sociocultural. Consideramos 89 pesquisas, sendo 66 nacionais e 23 internacionais, selecionadas por meio de consulta às bibliotecas virtuais ProQuest Education Resources Information Center e Web of Science, ao Portal de Periódicos CAPES e aos Anais do ENPEC. As pesquisas foram analisadas no software NVivo 12® para quatro categorias: (a) compreensões e propósitos da avaliação da aprendizagem, (b) relações entre a avaliação e as interações discursivas, (c) pressupostos da avaliação da aprendizagem e (d) categorias analíticas. As pesquisas indicam a necessidade de considerar as dinâmicas discursivas na compreensão conceitual da avaliação e em como ela é estruturada segundo padrões interacionais para que os alunos elaborem significados. Os estudos destacam múltiplos propósitos e a necessidade da ampliação de espaços que valorizem a expressão de ideias científicas dos alunos, sobretudo, pelo discurso dialógico. A partir das proposições das pesquisas, enfatizamos a centralidade da avaliação na articulação entre pensamento científico e linguagem por um enfoque linguístico, epistêmico e situado no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Nicole Glock Maceno, Universidade do Estado de Santa Catarina

Nicole Glock Maceno é licenciada e bacharela em Química pela Universidade Federal do Paraná, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e professora Adjunta de Ensino de Química na Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Química.

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo

Marcelo Giordan é bacharel em Química pela Universidade de Campinas, Doutor em Ciências pela Universidade de Campinas e professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Maceno, N. G., & Giordan, M. (2021). CARACTERÍSTICAS DE PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SOBRE A PRODUÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM INTERAÇÕES DISCURSIVAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(3), 298–330. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p298

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