EVASÃO E PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p272

Palavras-chave:

Ciências e Matemática, Ensino Superior, Evasão, Persistência

Resumo

O objetivo da presente revisão da literatura é apresentar um perfil das pesquisas sobre evasão e persistência em cursos de graduação das áreas de Ciências e Matemática, identificando as principais razões pelas quais os estudantes descontinuam ou permanecem em seus estudos, bem como as principais orientações de ações institucionais propostas nas publicações em periódicos nacionais e do exterior. Os 95 trabalhos analisados foram selecionados a partir da plataforma Scopus e dos motores de busca de 63 periódicos nacionais. Os resultados apontam predominância da metodologia quantitativa nas pesquisas, escassa adoção de referenciais teóricos, polissemia conceitual e ausência de justificativas para o endereçamento da problemática. A partir da análise dirigida pela lente sociológica de Vincent Tinto, as razões para a saída dos estudantes estão fortemente relacionadas com fatores individuais (e.g., metas, crenças e motivações), mas também há fatores relacionados com a interação no ambiente universitário (e.g., integração dos estudantes, desempenho acadêmico). Ademais, as principais orientações para ação institucional apontam para a importância do suporte acadêmico, social e financeiro, com destaque para a implementação de orientações acadêmicas aos estudantes e provisão de bolsas em programas institucionais.

Biografia do Autor

Bianca Vasconcelos do Evangelho Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé (UNIPAMPA, 2018), obtendo na mesma Universidade o diploma de Mestre em Ensino (UNIPAMPA, 2020). Atualmente é aluna de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Kaluti Rossi de Martini Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Bacharelado em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013), Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2015) e Mestrado em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis) da UFRGS (2020). Atualmente é aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS.

Tobias Espinosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2013), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016) e Doutor em Ensino de Física também pela UFRGS (2019). Atualmente é professor Adjunto A do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), docente permanente e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da FURG e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS.

Leonardo Albuquerque Heidemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2008), obtendo na mesma Universidade os diplomas de Mestre em Ensino de Física (UFRGS, 2011) e de Doutor em Ensino de Física (UFRGS, 2015). Desde 2016, é Professor Adjunto e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física (PPGEnFis) da UFRGS. É coordenador do Centro de Referência para o Ensino de Física (CREF) da UFRGS desde 2017.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Franco, B. V. do E., Moraes, K. R. de M., Espinosa, T., & Heidemann, L. A. (2022). EVASÃO E PERSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 272–307. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p272

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Seção

Artigos