OLHARES PARA A EDUCAÇÃO CTS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REVISITANDO AS APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p23Palabras clave:
Educação CTS, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de CiênciasResumen
O presente trabalho discute teoricamente elementos da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) a partir dos referenciais oferecidos pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desvelando novas aproximações entre esses referenciais, considerando como horizonte o ensino de ciências. Para tanto, analisamos trabalhos disponíveis na literatura que estabeleceram relações entre estes campos e elaboramos uma síntese integrativa, organizando os resultados obtidos a partir de seis categorias. Os principais aportes das reflexões desenvolvidas indicaram: i) a centralidade da prática social e suas contradições nas atividades formativas; ii) o direcionamento dos objetivos educacionais para a transformação das relações de produção; iii) a compreensão da metodologia de ensino de forma integrada com a reflexão crítica; iv) a valorização dos conteúdos sistematizados e das especificidades das relações CTS na busca pela transformação social; v) a relevância da apropriação teórico-prática, de aspectos éticos, filosóficos, macrossociais e psicológicos que envolvem a formação e o papel dos docentes; e vi) a confluência entre aspectos ontológicos ligados à compreensão e produção da Ciência e Tecnologia.Referencias
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