O processo de inclusão de um estudante cego em um curso de licenciatura em Física: uma análise das ações e contribuições do ambiente educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p369

Palabras clave:

Ensino de Física, Educação inclusiva, Deficiência visual, Educação superior, Educação especial

Resumen

Apresentam-se e discutem-se alguns dos resultados de uma investigação sobre o processo de inclusão de um estudante cego no curso de licenciatura em Física de uma universidade federal do Sudeste brasileiro. Tal investigação teve como objetivo identificar e compreender os elementos que constituíram aquele processo, sobretudo: os caminhos percorridos pelo estudante e o ambiente educacional, delimitado aos seus colegas, monitor, docentes e coordenadores do curso e do núcleo de acessibilidade, em relação às suas crenças, atitudes, aos recursos didáticos, às metodologias e estratégias de ensino; as relações entre o ensino comum e os apoios específicos ofertados àquele estudante, e suas implicações para o seu processo de inclusão no curso. As teorias histórico-cultural e do modelo social da deficiência embasaram a interpretação de tal processo. Foram entrevistados, individualmente: um estudante com cegueira adquirida, egresso da licenciatura em Física; cinco de seus docentes, sendo um docente e uma docente, respectivamente, os coordenadores de tal curso e do núcleo de acessibilidade; dois de seus colegas, sendo que um deles foi seu monitor. A análise dos dados constituídos por meio de tais entrevistas foi orientada pela Análise Textual Discursiva. Alguns documentos oficiais da Universidade e do curso foram tomados como fonte para a descrição e interpretação sobre a situação investigada. Os resultados apresentam alguns dos elementos que expressam um posicionamento ativo do ambiente educacional no processo educacional do estudante cego, os quais não culminaram, necessariamente, em uma exitosa compensação social, quais sejam: atitudes e estratégias com foco mais na promoção do acesso que na autonomia e independência do estudante cego no que tange à escrita e leitura da linguagem matemática; adequações em instrumentos e estratégias de avaliação, que variaram de acordo com a especificidade da disciplina, e se o instrumento utilizado envolvia o trabalho individual ou em grupo; substituição da disciplina Libras por um exame de proficiência do estudante cego na leitura e escrita em Braille.

Biografía del autor/a

  • Marcela Ribeiro da Silva, Universidade Federal do ABC
    Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Mestra (2016) e doutora (2020) em Educação para a Ciência, na área de Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Estadual Paulista / Campus Bauru. É membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar (ENCINE). Desenvolve pesquisa em Ensino de Física, com ênfase na educação inclusiva do público-alvo da Educação Especial. Foi professora de Educação Básica de Física, vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Atualmente, é professora visitante na Universidade Federal do ABC, com atuação na área de Ensino de Física.
  • Eder Pires de Camargo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    É Livre Docente em ensino de física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Ilha Solteira (2016) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Possui graduação em Licenciatura em Física (1995), mestrado em Educação para a Ciência (2000) e Pós-doutorado (2006) pela UNESP, Campus de Bauru. É Professor Associado III do Departamento de Física e Química da UNESP de Ilha Solteira. É credenciado Junto ao programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. Orienta trabalhos relacionados ao ensino de ciências e à inclusão de alunos público alvo da educação especial. Na graduação, leciona disciplinas para os cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Biologia e para os cursos de Engenharia. Na pós-graduação, leciona disciplinas relacionadas à inclusão de alunos público alvo da educação especial. Coordena o grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar - ENCINE. É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Ocupa a cadeira 23 da Academia de Letras de Lençóis Paulista ALELP. Pertence à sala dos escritores de Lençóis Paulista, composta por 30 homenageados. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente no tema: ensino de física para alunos com deficiência visual.

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Publicado

2025-05-01

Cómo citar

Ribeiro da Silva, M., & Pires de Camargo, E. (2025). O processo de inclusão de um estudante cego em um curso de licenciatura em Física: uma análise das ações e contribuições do ambiente educacional. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 30(1), 369-401. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p369