Educação CTSA e Cidade Educadora: desafios e perspectivas para formação permanente de professores da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p443Palabras clave:
Formação de professores, Educação Infantil, Cidade Educadora, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)Resumen
A Cidade Educadora envolve um conceito que transcende a ideia tradicional de educação formal, expandindo-se para além dos muros das instituições de ensino. No âmbito dessa concepção, propõe-se uma abordagem holística, integrando aprendizado aos contextos urbanos, sociais e culturais. Nesse cenário, a Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) emerge como uma alternativa promissora para a construção de cidades que promovem a aprendizagem contínua e significativa, pautada na criticidade, na resolução de problemas e formação cidadã. Neste artigo, objetiva-se analisar interpretações expressivas dos professores no desenvolvimento de processos formativos reflexivos e no planejamento de experiências pedagógicas que envolvam a Educação CTSA e questões sociocientíficas (QSC) no âmbito da Cidade Educadora no contexto da Educação Infantil. Este estudo apresenta uma pesquisa qualitativa com observação participante, realizada por meio de um Curso de Extensão, na modalidade remota online, devido à suspensão das atividades presenciais durante a pandemia de COVID-19. Os dados foram coletados por meio de questionários para conhecer o percurso profissional dos participantes, gravações em vídeo e registros escritos dos temas discutidos nos encontros online. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. As reflexões dos profissionais da Educação Infantil envolveram três dimensões: (a) concepções, princípios e composições curriculares e metodológicas; (b) aspectos relacionados à Cidade Educadora; e (c) desafios formativos e institucionais. As discussões destacaram os contextos vivenciais das crianças, relacionando-se com práticas que envolvem as ciências da natureza, as relações entre seres humanos e não humanos e as interações ligadas ao desenvolvimento da ciência e tecnologia como construtos sociais. Destaca-se a necessidade essencial de promover ações de formação permanente, evidenciando a insuficiência da formação inicial em Pedagogia para o exercício docente na Educação Infantil, no que concerne à abordagem de CTSA.Referencias
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