Impactos da Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Ciências: um estudo de caso em centros educacionais das Províncias Gipuzkoa e Bizkaia, País Basco
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p134Palabras clave:
Educação cooperativa, Práticas pedagógicas, Potencialidades, Limites, Contexto educacionalResumen
A Aprendizagem Cooperativa (AC) consiste no desenvolvimento de atividades que possibilitam a maximização da aprendizagem individual e grupal através do trabalho em equipe. Neste estudo, destacamos a experiência de Gipuzkoa e Bizkaia, províncias que compõem o País Basco, localizado no norte da Espanha. Objetivamos, portanto, investigar benefícios e desafios das práticas de Educação Cooperativa (EC) desenvolvidas no Ensino de Ciências em centros educacionais do referido país. O estudo é resultante de um período sanduíche realizado na Universidade de Mondragón, durante o curso de doutorado profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática e, nesse contexto, o realizamos a partir do referencial teórico-metodológico de estudo de caso. Para tanto, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, realizamos 5 visitas a diferentes instituições educacionais e entrevistamos 5 professoras com formação na área de ciências. Analisamos as informações coletadas através da Análise de Conteúdo. Constatamos que as práticas de AC não se restringem ao espaço escolar, sendo permeadas de vantagens e desafios. Relativo aos benefícios, destacamos a autonomia, o desenvolvimento interpessoal e a transformação social, já os impasses dizem respeito ao tempo requerido, à condução do trabalho cooperativo, à formação de grupos, ao acompanhamento individual e à influência das demandas da sociedade.Referencias
Alcântara, L. C. S., Sampaio, C. A. C., & Zabala, L. U. (2018). Experiencia Cooperativa de Mondragón: la educación cooperativa como un proceso de transformación social. CIRIEC-España, revista de economía pública, social y cooperativa, 93(1), 181-209. https://doi.org/10.7203/CIRIEC-E.93.9217
Arregui, P. A. N. (2006). La Experiencia Cooperativa de Mondragón: estudio de su viabilidad organizacional en el contexto de Euskadi. CIRIEC-España, revista de economía pública, social y cooperativa, 54(1), 231-255. Recuperado de https://bit.ly/3S4gCYw.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Boletín oficial del estado (2019). Ley 11/2019, de 20 de diciembre, de Cooperativas de Esukadi. BOE: Comunidad Autónoma del País Vasco. Disponível em: https://bit.ly/4aCFRY4. Acesso em: 28 maio. 2024.
Brasil. (2023). Consulado Geral do Brasil em Barcelona. Mapeamento dos ambientes promotores de inovação no exterior: País Basco. 1 ed. Brasília: Ministério das relações exteriores, 2023. Disponível em: https://bit.ly/3V1nMgw. Acesso em: 28 maio. 2024.
Carvalho, A. F. de (2020). Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira. Revista Interinstitucional Artes de Educar, 6(3), 935-956. https://doi.org/10.12957/riae.2020.54579.
Castro, F. S. R. de. (2015). Há sentido na educação não formal na perspectiva da formação integral?. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(8), 171-184. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.17166.
Conrado, D. M.; & Nunes-Neto, N. (2018). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: Edufba. Recuperado de https://bit.ly/4dv6Sz7.
Diestro, H. M. (2020). La educación cooperativa como base para un desarrollo integral del fenómeno cooperativo. Boletín de la Asociación Internacional de Derecho Cooperativo, 57(1), 207-223. https://doi.org/10.18543/baidc-57-2020pp207-223.
Echeita, G. (2012). El aprendizaje cooperativo al servicio de una educación de calidad. Cooperar para aprender y aprender a cooperar. In Torrego, J. C., & Negro, A. (Ed.), Aprendizaje cooperativo en las aulas: fundamentos y recursos para su implantación (21-45). Madrid: Alianza.
Echevarria, I. V. (2000). Estragos do discurso: notas sobre a violência no País Basco. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, 3(1), 37-156. https://doi.org/10.1590/S1516-14982000000200008.
Euskadi. (2024). Toda la información, trámites y servicios del Gobierno Vasco. Disponível em: https://www.euskadi.eus/inicio/. Acesso em: 28 maio. 2024.
Frantz, W. (2001). Educação e cooperação: práticas que se relacionam. Sociologias, 3(6), 242-264. https://doi.org/10.1590/S1517-45222001000200011.
Freire, P. (2021). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e terra.
Günther, H. (2003). Como elaborar um questionário (planejamento de pesquisa nas ciências sociais). Brasília: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. Recuperado de https://bit.ly/46UQjtK.
Johnson, D. W., & Johnson, R. T. (2009). An educational psychology success story: Social interdependence theory and cooperative learning. Educational researcher, 38(5), 365-379. https://doi.org/10.3102/0013189X093390.
Johnson, D. W., & Johnson, R. T. (2017). Cooperative Learning. In Atas do I Congreso Internacional Innovación Educación – ES (p.151. Zaragoza, Espanha.
Katuta, Â. M. (2019). Mercantilização e financeirização da educação brasileira: a proposta neoliberal, o apagão pedagógico global (APG) e as r-existências. Geografia, 44(1), 89-111. https://doi.org/10.5016/geografia.v44i1.14960.
Laval, C. (2019). A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo editorial. Recuperado de https://bit.ly/3AyX3BA.
Ludke, M., & André, M. (2018). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U.
Martins, E. F. de. (2008). Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências & Cognição, 13(2), 201-209. Recuperado de https://bit.ly/3SUM4bS.
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2016). Análise Textual Discursiva. Ijuí, RS: Unijuí.
Mori, K. R. G. (2020). Aprendizagem Solidária e Responsabilidade Social para outro mundo possível. Revista ComSertões, 8(1), 89-100. https://doi.org/10.36943/comsertoes.v8i1.7867.
Moura, D. H., & Benachio, E. C. (2021). Reforma do Ensino Médio: subordinação da formação da classe trabalhadora ao mercado de trabalho periférico. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 163-187. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47479.
Negro, A. (2012). Aprendizaje cooperativo en las aulas: Fundamentos y recursos para su implementación. Madrid: Alianza.
Oliveira, S. L. D., Siqueira, A. F., & Romão, E. C. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34(67), 764-785. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20.
Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(1), 49-67. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04.
Sedano, L., & Carvalho, A. M. P. de. (2017). Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Alexandria, 10(1), 199-220. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p199.
Slavin, R. E., & Johnson, R. T. (1999). Aprendizaje cooperativo: teoría, investigación y práctica. Buenos Aires: Aique. Recuperado de https://bit.ly/3XcNT6r.
Souza, F. C. G. de. (2021). A importância da diversidade dos instrumentos avaliativos. Revista científica FESA, 1(3), 36-46. https://doi.org/10.29327/232022.1.3-3.
Souza, S. C., & Dourado, L. (2015). Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, 31(5), 182-200. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880.
Teixeira, M. T., & Reis, M. F. (2012). A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Revista Meta: Avaliação, 4(11), 162-187. doi.org/10.22347/2175-2753v4i11.138.
Unesco. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2023). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Fundação SM. Recuperado de https://bit.ly/3YTSifT.
Vilella, S. B., & Rodríguez, N. O. (2020). Beneficios del aprendizaje cooperativo en las áreas troncales de Primaria: una revisión de la literatura científica. Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 35(1), 1-13. https://doi.org/10.18239/ensayos.v35i1.1901.
Vinuto, J. (2014). A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, 22(44), 203-220. https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977.
Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso Editora.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maria Tamires Vasconcelos Oliveira, Xabier Arregi Murgiondo, Márcia Adelino da Silva Dias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.