Impactos da Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Ciências: um estudo de caso em centros educacionais das Províncias Gipuzkoa e Bizkaia, País Basco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p134

Palabras clave:

Educação cooperativa, Práticas pedagógicas, Potencialidades, Limites, Contexto educacional

Resumen

A Aprendizagem Cooperativa (AC) consiste no desenvolvimento de atividades que possibilitam a maximização da aprendizagem individual e grupal através do trabalho em equipe. Neste estudo, destacamos a experiência de Gipuzkoa e Bizkaia, províncias que compõem o País Basco, localizado no norte da Espanha. Objetivamos, portanto, investigar benefícios e desafios das práticas de Educação Cooperativa (EC) desenvolvidas no Ensino de Ciências em centros educacionais do referido país. O estudo é resultante de um período sanduíche realizado na Universidade de Mondragón, durante o curso de doutorado profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática e, nesse contexto, o realizamos a partir do referencial teórico-metodológico de estudo de caso. Para tanto, entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, realizamos 5 visitas a diferentes instituições educacionais e entrevistamos 5 professoras com formação na área de ciências. Analisamos as informações coletadas através da Análise de Conteúdo. Constatamos que as práticas de AC não se restringem ao espaço escolar, sendo permeadas de vantagens e desafios. Relativo aos benefícios, destacamos a autonomia, o desenvolvimento interpessoal e a transformação social, já os impasses dizem respeito ao tempo requerido, à condução do trabalho cooperativo, à formação de grupos, ao acompanhamento individual e à influência das demandas da sociedade.

Biografía del autor/a

  • Maria Tamires Vasconcelos Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
    Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Acaraú (2019). Atuou como bolsista de Iniciação à Docência (PIBID-Capes) (2016 - 2018). Cursou Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com bolsa de doutorado financiada pela FAPESQ/PB e é membro do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (GRECOMVIDA).
  • Xabier Arregi Murgiondo, Mondragon Unibertsitatea
    Licenciado en Ciencias Biológicas y docente-investigador de la facultad deHumanidades y Ciencias de la Educación (HUHEZI) de Mondragon Unibertsitatea(MU) desde 1989 y doctor por la misma desde 2015. Desarrolla su labor docente einvestigadora en el grupo "Innovación e intervención en educación inclusiva" de lafacultad. Esta labor la ha complementado con el desarrollo y la publicación demateriales curriculares, la participación en diferentes proyectos de investigación en elámbito de la didáctica y la pedagogía, y en una amplia gama de programas detransferencia, así como en procesos diversos del ámbito de la gestión académica
  • Márcia Adelino da Silva Dias, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora djunta na Universidade Estadual da Paraíba/Campus I. Além disso, é docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (MECEM), do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT/UEPB, no qual são ofertados os cursos de Doutorado Profissional, Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico. Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (GRECOMVIDA)/Campus I/UEPB. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação docente, Didática e Ensino de Ciências/Biologia, Educação Ambiental e Etnobiologia. A

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Publicado

2025-08-31

Cómo citar

Oliveira, M. T. V., Murgiondo, X. A., & Dias, M. A. da S. (2025). Impactos da Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Ciências: um estudo de caso em centros educacionais das Províncias Gipuzkoa e Bizkaia, País Basco. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 30(2), 134-159. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p134