Abordagens Históricas e Investigativas para o Ensino da Natureza da Ciência: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p103Palabras clave:
Ensino por Investigação, História e Filosofia da Ciência, Natureza da Ciência, Concepções de Ciência, Revisão SistemáticaResumen
Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma Revisão Sistemática da literatura referente ao impacto de propostas pedagógicas que se utilizam de práticas investigativas e casos históricos para o ensino da Natureza da Ciência no contexto da Educação Básica. O processo de seleção dos 632 trabalhos identificados no Portal de Periódicos da CAPES resultou em uma amostra de 334 artigos publicados, entre 2014 e 2024, em periódicos com Qualis A ou B nas áreas de Ensino ou Educação. Deste grupo, apenas 20 apresentaram resultados empíricos de propostas pedagógicas e compuseram o corpus final de análise, submetido ao método de Análise Temática. Como resultado, identificaram-se quatro temas relacionados às contribuições dos casos históricos, e outros três referentes ao uso de práticas investigativas no ensino da Natureza da Ciência, destacando-se o potencial das abordagens em: problematizar visões empírico-indutivistas; apresentar a ciência enquanto prática social, constituída por uma comunidade de cientistas; e contextualizar o caráter humano e histórico do empreendimento científico. Por fim, se enfatiza a necessidade de pesquisas centradas no processo de ensino-aprendizagem da Natureza da Ciência voltado à etapa do Ensino Fundamental e à disciplina de Biologia, bem como no potencial articulador das abordagens históricas e investigativas.Referencias
Acevedo, J. A., Vázquez, Á., Martín, M., Oliva, J. M., Acevedo, P., Paixão, M. F., & Manassero, M. A. (2005). Naturaleza de la ciencia y educación científica para la participación ciudadana. Una revisión crítica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 2(2), 121–140. https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/3912
Allchin, D. (2011). Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Studies and Science Education, 95(3), 518–542. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.20432
Allchin, D. (2017). Beyond the Consensus View: Whole Science. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 17(1), 18–26. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14926156.2016.1271921
Allchin, D. (2024). Transforming History into Science Inquiry. The American Biology Teacher, 86(9), 599–604. https://doi.org/10.1525/abt.2024.86.9.599
Allchin, D., Andersen, H. M., & Nielsen, K. (2014). Complementary Approaches to Teaching Nature of Science: Integrating Student Inquiry, Historical Cases, and Contemporary Cases in Classroom Practice. Science Education, 98(3), 461–486. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.21111
Azevedo, N. H., & Scarpa, D. L. (2017). Revisão Sistemática de Trabalhos sobre Concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(2), 579–619. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172579
Bejarano, N. R. R., Aduriz-Bravo, A., & Bonfim, C. S. (2019). Natureza da Ciência (NOS): Para além do consenso. Ciência & Educação, 25(4), 967–982. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040008
Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Cardoso, F., Neves, M. D., & Batista, I. de L. (2021). Abordagens Didáticas a respeito da Natureza da Ciência: uma análise de tendências e padrões. Revista Valore, 6, 693–705. https://doi.org/10.22408/reva602021842693-705
Carvalho, A. M. P. D. (2018). Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 765–794. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765
Cruz, F. R., & Ferreira, J. D. L. (2023). Estudos de revisão em Educação: Estado da Arte e Revisão Sistemática. Revista Espaço Pedagógico, 30, e11512. https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.11512
Diniz, N. D. P., & Assis, A. (2022). Inserção da Natureza da Ciência no Ensino de Ciências: Uma Revisão (2015-2020). Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 5(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12667
Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: Passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(1), 183–184. https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed). Atlas.
Gil-Pérez, D., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), 7(2), 125–153. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt
Hodson, D. (1988). Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory, 20, 53–66. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1469-5812.1988.tb00144.x
Hodson, D., & Wong, S. L. (2017). Going Beyond the Consensus View: Broadening and Enriching the Scope of NOS-Oriented Curricula. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 17(1), 3–17. https://doi.org/10.1080/14926156.2016.1271919
Irzik, G., & Nola, R. (2011). A Family Resemblance Approach to the Nature of Science for Science Education. Science & Education, 20(7), 591–607. https://doi.org/10.1007/s11191-010-9293-4
Irzik, G., & Nola, R. (2014). New Directions for Nature of Science Research. Em M. R. Matthews (Org.), International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching (p. 999–1021). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7654-8_30
Khishfe, R. (2023). Improving Students’ Conceptions of Nature of Science: A Review of the Literature. Science & Education, 32(6), 1887–1931. https://doi.org/10.1007/s11191-022-00390-8
Krupczak, C., & Aires, J. A. (2018). Natureza da ciência: O que os pesquisadores brasileiros discutem? Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 14(32), Artigo 32. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.6180
Kuhn, T. (1962). A Estrutura das Revoluções Científicas (5a ed). Perspectiva.
Lederman, J. S., Bartels, S., Jimenez, J., Lederman, N., Acosta, K., Adbo, K., Akerson, V. L., De Andrade, M. A. B. S., Avraamidou, L., Barber, K.-A., Blanquet, E., Boujaoude, S., Cardoso, R., Cesljarev, C. D., Chaipidech, P., Connolly, C. P., Crowther, D. T., Das, P. M., Dogan, Ö. K., … Zhu, Q. (2024). Completing the progression establishing an international baseline of primary, middle and secondary students’ views of scientific inquiry. International Journal of Science Education, 46(7), 715–731. https://doi.org/10.1080/09500693.2023.2256458
Lederman, N. (1992). Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, 29(4), 331–359. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.3660290404
Lederman, N., Abd‐El‐Khalick, F., Bell, R. L., & Schwartz, R. S. (2002). Views of Nature of Science Questionnaire: Toward Valid and Meaningful Assessment of Learners’ Conceptions of Nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, 39(6), 497–521. https://doi.org/10.1002/tea.10034
Martins, A. F. P. (2015). Natureza da Ciência no ensino de ciências: Uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32(3), Artigo 3. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703
Matthews, M. (1995). História, filosofia e ensino de ciências: A tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3), 164–214. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084
Matthews, M. (2002). Foreword and introduction. Em W. McComas (Org.), The Nature of Science in Science Education: Rationales and Strategies (Vol. 5, pp. 1–11). Kluwer Academic Publishers.
Matthews, M. (2012). Changing the Focus: From Nature of Science to Features of Science. Em M. S. Khine (Org.), Advances in Nature of Science Research: Concepts and Methodologies (pp. 3–26). Springer.
McComas, W. (2020). Principal Elements of Nature of Science: Informing Science Teaching while Dispelling the Myths. Em Nature of Science in Science Instruction (p. 35–65). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-57239-6_3
McComas, W., Clough, M., & Almazroa, H. (1998). The Role and Character of the Nature of Science in Science Education. Em W. McComas (Org.), The Nature of Science in Science Education: Rationales and Strategies (Vol. 5, pp. 3–39). Kluwer Academic Publishers. https://doi.org/10.1007/0-306-47215-5_1
McComas, W., Clough, M. P., & Nouri, N. (2020). Nature of Science and Classroom Practice: A Review of the Literature with Implications for Effective NOS Instruction. Em Nature of Science in Science Instruction (pp. 67–111). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-57239-6_4
McComas, W., & Olson, J. (1998). The Nature of Science in International Science Education Standards Documents. Em The Nature of Science in Science Education (Vol. 5, pp. 41–52). Kluwer Academic Publishers. http://link.springer.com/10.1007/0-306-47215-5_2
Mendes, L. O. R., & Pereira, A. L. (2020). Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: Análise do processo e proposição de etapas. Educação Matemática Pesquisa, 22(3), 196–228. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p196-228
Mendonça, P. C. C. (2020). De que Conhecimento sobre Natureza da Ciência Estamos Falando? Ciência & Educação (Bauru), 26, e20003. https://doi.org/10.1590/1516-731320200003
Moreira, M. A. (2018). Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, 32(94), 73–80. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006
Moreira, M. A., & Ostermann, F. (1993). Sobre o ensino do método científico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 10(2), Artigo 2. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7275
Moura, B. A. (2014). O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, 7(1), Artigo 1. https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i1.237
Olson, J. (2018). The Inclusion of the Nature of Science in Nine Recent International Science Education Standards Documents. Science & Education, 27(7), 637–660. https://doi.org/10.1007/s11191-018-9993-8
Peduzzi, L. O. Q., & Raicik, A. C. (2020). Sobre a Natureza da Ciência: asserções comentadas para uma articulação com a História da Ciência. Investigações em Ensino de Ciências, 25(2), 19. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p19
Roda, R., & Martins, R. de A. (2021). Uma disputa sobre o sentido da natureza da ciência: uma análise da crítica de Michael Matthews à visão consensual de Norman Lederman. Ciencia & Educação (Bauru), 27. https://doi.org/10.1590/1516-731320210060
Sasseron, L. H. (2010). Alfabetização científica e documentos oficiais brasileiros: Um diálogo na estruturação do ensino da Física. Em A. M. P. de Carvalho (Org.), Ensino de Física (pp. 1–27). Cengage Learning.
Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre Ciências da Natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 17(n. esp.), 49–67. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04
Silva, B. V. da C., Azevedo, E. da C. S., Nascimento, L. A. do, & Carvalho, H. R. de. (2016). Um estudo exploratório sobre a inserção da Natureza da Ciência na sala de aula em revistas da área de ensino de Ciências. HOLOS, 7, 266–280. https://doi.org/10.15628/holos.2016.3138
Suttini, R. S. da S., Caluzi, J. J., & Errobidart, N. C. G. (2023). Uma Sistematização das Críticas aos Princípios Heurísticos Representativos da Natureza das Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 40(2), 315–356. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e92118
Wong, S. L., & Hodson, D. (2010). More from the Horse’s Mouth: What scientists say about science as a social practice. International Journal of Science Education, 32(11), 1431–1463. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500690903104465
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Oscar Vitor dos Santos Borba, Ronan Moura Franco, Carla Beatriz Spohr

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.