Robótica em contextos educacionais e de ensino: um panorama das Teses e Dissertações publicadas em Programas de Pós-Graduação do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p147

Palavras-chave:

Robótica, Educação e Ensino, Dados Abertos CAPES, Teses e Dissertações, Mineração de Textos

Resumo

Este estudo apresenta e descreve um panorama das teses e dissertações publicadas entre 2013 e 2022 sobre robótica em contextos educacionais em Programas de Pós-Graduação no Brasil. Utilizando técnicas de mineração de textos, foram analisadas 362 produções acadêmicas extraídas da plataforma Dados Abertos CAPES. Os resultados indicam um crescimento significativo das pesquisas ao longo dos anos, com destaque para os Programas de Pós-Graduação em Ensino. As palavras-chave mais recorrentes incluem "Educação Matemática", "Pensamento Computacional" e "Aprendizagem Significativa", evidenciando o caráter interdisciplinar da robótica educacional. Além disso, a análise dos resumos revelou três grandes agrupamentos temáticos: ensino de programação, metodologias ativas e formação docente. Os achados reforçam a relevância da robótica como ferramenta pedagógica e apontam um horizonte com desafios para sua implementação, como a necessidade de formação docente e infraestrutura adequada.

Biografia do Autor

  • MSc. Marcos Paulo da Silva Santana, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Professor efetivo da Rede estadual de Ensino em Pernambuco. Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em andamento. Mestre em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Especialista em Processos Didático-Pedagógicos em Educação à Distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFRPE. Integrante do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais - EVANTE/ UFRPE (http://evante.com.br). Áreas de interesse em pesquisa: Educação para as Ciências da Natureza; Tecnologias no ensino de Ciências da Natureza e Biologia; Robótica na Educação; Pensamento Computacional; Formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia.
  • Dr. Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Doutor e Mestre em Ciência da Computação pelo (Cin/UFPE), Graduado em Licenciatura em Ciência da Computação, Graduado em Bacharelado em Estatística e Especialização Lato Sensu em Tecnologias na Educação. É professor associado e pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) onde ministra disciplinas relacionadas ao ensino da computação. É Coordenador/Líder do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais - EVANTE (http://evante.com.br). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG/UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC/UFRPE).
  • Dra. Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, o Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) e a Cátedra Paulo Freire - Educação para a Sustentabilidade da UFRPE.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

Santana, M. P. da S., Rodrigues, R. L., & Araújo, M. L. F. (2025). Robótica em contextos educacionais e de ensino: um panorama das Teses e Dissertações publicadas em Programas de Pós-Graduação do Brasil. Investigações Em Ensino De Ciências, 30(3), 147-166. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n3p147