PROCESSOS E CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS: REVISÃO DA LITERATURA E IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA

Autores

  • Alessandro D.T Gomes Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG
  • Antônio Tarciso Borges Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG Colégio Técnico da UFMG –Setor de Física
  • Rosária Justi

Palavras-chave:

Atividades Práticas, Ensino de Ciências, Resolução de Problemas

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma revisão da literatura sobre os processos e conhecimentos envolvidos na realização de uma atividade de investigação. Examinamos a literatura e organizamos a revisão segundo a perspectiva do modelo SDDS que propõe que uma investigação pode ser considerada como um processo de resolução de problemas, subdividido em três sub-processos: formulação de hipóteses, experimentação e análise de evidências. Discutimos a relação e a natureza dos conhecimentos conceituais e procedimentais que estão envolvidos na execução de atividades práticas e consideremos as implicações metodológicas para a pesquisa na área.

Biografia do Autor

Rosária Justi

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMGDepartamento de Química da UFMG

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Publicado

2016-10-21

Como Citar

Gomes, A. D., Borges, A. T., & Justi, R. (2016). PROCESSOS E CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS: REVISÃO DA LITERATURA E IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA. Investigações Em Ensino De Ciências, 13(2), 187–207. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/439

Edição

Seção

Artigos