CONFLITO OU CONVERGÊNCIA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E LICENCIANDOS SOBRE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS NO ENSINO DE ZOOLOGIA

Autores

  • Kênio E. C. Lima Laboratório de Ensino de Zoologia, Centro de Ciências Biológicas – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Professor da Rede Estadual de Ensino SEDUC – PE
  • Margareth Mayer
  • Ana Carneiro-Leão Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Simão Vasconcelos Laboratório de Ensino de Zoologia, Centro de Ciências Biológicas – Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Palavras-chave:

bioética, bem estar animal, ensino de Ciências, legislação

Resumo

O uso de animais em aulas práticas no ensino superior requer preocupações bioéticas, para que a formação dos conceitos zoológicos seja acompanhada de critérios humanísticos. Isto é especialmente importante em cursos de formação de professores, pois a abordagem adotada se refletirá na forma como atuarão no ensino básico. Esta pesquisa buscou analisar as concepções e atitudes de professores e estudantes universitários de Ciências Biológicas sobre o uso de animais em situações didáticas. Questionários foram aplicados a licenciandos e professores envolvendo tópicos como coleta e matança de animais, recursos alternativos e orientações sobre procedimentos bioéticos. Percebe-se que há conflitos e convergências entre as percepções e atitudes de professores e licenciandos. Alguns deles são favoráveis à substituição de animais por recursos alternativos, embora orientações sobre a legislação referente ao tema sejam negligenciadas. Propõe-se uma discussão mais aprofundada sobre uma inserção multidisciplinar da bioética animal na formação de professores de Biologia.

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Publicado

2016-10-21

Como Citar

Lima, K. E. C., Mayer, M., Carneiro-Leão, A., & Vasconcelos, S. (2016). CONFLITO OU CONVERGÊNCIA? PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E LICENCIANDOS SOBRE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS NO ENSINO DE ZOOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 13(3), 353–369. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/446

Edição

Seção

Artigos