A INSERÇÃO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: UMA VISÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS.

Autores

  • Katemari Rosa Departamento de Física - Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
  • Maria Cristina Martins Instituto de Física - Universidade Federal da Bahia – UFBA

Palavras-chave:

História e filosofia da ciência, Currículo, Formação inicial de professores de física.

Resumo

Este trabalho mostra parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla, aqui trazemos uma discussão sobre como se dá a inserção de História e Filosofia da Ciência no currículo de formação de professores de Física da Universidade Federal da Bahia. O currículo é analisado da perspectiva da estrutura da matriz disciplinar, as disciplinas e suas ementas e, principalmente, da percepção dos professores do Instituto de Física em relação ao tema e suas práticas. Os dados foram obtidos através de pesquisa documental e entrevistas semi- estruturadas com docentes da instituição. Os resultados apontam para a necessidade de se pensar também na formação continuada de docentes universitários ligados à formação inicial de professores de Física, particularmente no que se refere às discussões em História e Filosofia da Ciência.

Downloads

Publicado

2016-11-06

Como Citar

Rosa, K., & Martins, M. C. (2016). A INSERÇÃO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: UMA VISÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 12(3), 321–337. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/463

Edição

Seção

Artigos