CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Isabel Krey Garcia Departamento de Física – Centro de Ciências Naturais e Exatas Universidade Federal de Santa Maria – UFSM Av. Roraima, 1000 – Santa Maria – RS - Brasil http://orcid.org/0000-0001-8080-6474
  • Juan Ignácio Pozo Departamento de Psicología Básica Universidad Autónoma de Madrid Cidad Universitaria de Cantoblanco – Madri - Espanha

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p96

Palavras-chave:

Formação inicial, formação continuada, concepções de ensino-aprendizagem, formação de professores.

Resumo

Neste trabalho nos propomos a investigar as concepções sobre ensino-aprendizagem de 4 professores em formação e como estas podem estar relacionadas com sua formação. Para isso foram utilizados um questionário de dilemas e uma entrevista, que abordaram diversas categorias. As concepções foram analisadas a partir do referencial teórico das Teorias Implícitas, de Pozo et al.(2006), que admite três perfis: direto, interpretativo e construtivo. As concepções apresentadas pelos professores em cada categoria foram classificadas como pertencentes a um destes perfis. Como resultado, obtivemos que a maioria das concepções dos professores apresentadas no questionário de dilemas se encaixa no perfil construtivo, mas a maioria dos extratos das entrevistas se encaixa no perfil interpretativo. Tal resultado está de acordo com pesquisas anteriores e demonstra que os professores podem escolher concepções mais avançadas do que em suas reflexões sobre a prática, ou seja, os professores demonstram ter conhecimentos teóricos, mas não parecem ser capazes de converter tais conhecimentos em reflexões sobre esta prática. Além disso, as categorias avaliação e experimental foram as que mais apresentaram extratos das entrevistas que se encaixaram no perfil direto. Algumas implicações para a formação inicial e continuada são discutidas.

Biografia do Autor

Isabel Krey Garcia, Departamento de Física – Centro de Ciências Naturais e Exatas Universidade Federal de Santa Maria – UFSM Av. Roraima, 1000 – Santa Maria – RS - Brasil

Possui licenciatura em Física, mesttrado e doutorado na UFRGS em Ensino de Física e pós doutorado na UAM - Madri.É professora adjunta da UFSM.

Juan Ignácio Pozo, Departamento de Psicología Básica Universidad Autónoma de Madrid Cidad Universitaria de Cantoblanco – Madri - Espanha

Professor do departamento de psicologia da UAM

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Publicado

2017-08-17

Como Citar

Garcia, I. K., & Pozo, J. I. (2017). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(2), 96–119. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p96

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