PERFIL METACOGNITIVO (PARTE I): UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE

Autores

  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina. Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. CEP: 86057-970. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Nancy Nazareth Gatzke Corrêa Professora da Rede Pública e Privada do Estado do Paraná. Avenida Manoel Ribas, 1329. CEP: 86400-000. Jacarezinho, Paraná, Brasil.
  • Sérgio de Mello Arruda Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina. Avenida dos Pioneiros, 3131. CEP: 86036-370. Londrina, Paraná, Brasil. Universidade Estadual de Londrina. Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. CEP: 86057-970. Londrina, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4149-2182

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p176

Palavras-chave:

Ensino de Física, Metacognição, Análise Textual Discursiva, Perfil metacognitivo

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que procurou elaborar, por meio de evidências presentes nos textos de Flavell, Brown e seus colaboradores e em entrevistas realizadas com alunos de Ensino Médio, um instrumento de análise que permite traçar perfis metacognitivos. O instrumento é constituído por quinze categorias que emergiram a partir dos procedimentos da Análise Textual Discursiva. As categorias são as seguintes: especificidade do conhecimento; associativa; contextual; estratagema; constatação; processo cognitivo; memorização; experimentos escolares; sentimento de entendimento; interesse; emoções confortáveis; emoções desconfortáveis; comparação com o outro; necessidade do outro; relação com o mundo. O instrumento é utilizado, em um segundo artigo complementar a este, para interpretar os relatos de sete estudantes do Ensino Médio, permitindo evidenciar o perfil metacognitivo de cada um deles.

Biografia do Autor

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina. Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. CEP: 86057-970. Londrina, Paraná, Brasil.

Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL)

Sérgio de Mello Arruda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina. Avenida dos Pioneiros, 3131. CEP: 86036-370. Londrina, Paraná, Brasil. Universidade Estadual de Londrina. Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. CEP: 86057-970. Londrina, Paraná, Brasil.

Professor Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL)

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Passos, M. M., Corrêa, N. N. G., & Arruda, S. de M. (2017). PERFIL METACOGNITIVO (PARTE I): UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(3), 176–191. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p176

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