EDUCAÇÃO CTS NO ITINERÁRIO FORMATIVO DO PIBID: POTENCIALIDADES DE UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO “A HISTÓRIA DAS COISAS”

Autores

  • Tiago Clarimundo Ramos Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Marcos Fernandes Sobrinho Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Karolina Martins Almeida e Silva Universidade Federal do Tocantins - Campus Araguaína
  • Paulo Alexandre de Castro Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
  • Wildson Luiz Pereira dos Santos Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p18

Palavras-chave:

Educação CTS, Discussão de documentário, PIBID

Resumo

Este estudo consiste em analisar como se estabelece a (re)construção de concepções de inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) de um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), durante uma discussão a partir do documentário “A história das coisas”. Para a geração dos dados fez-se uma filmagem, seguida de transcrição e minutagem de todas as falas dos participantes. Com base nas análises centradas na interpretação de significados das falas dos sujeitos, tendo em vista a dimensão de seus efeitos ideológicos e políticos, emergiu um quadro de categorias de concepções críticas/reducionistas de inter-relações CTS diretamente relacionadas aos mitos da superioridade das decisões tecnocráticas, da perspectiva salvacionista/redentora atribuída à ciência e tecnologia, do determinismo tecnológico e do crescimento econômico ilimitado. Em suma, depreende-se que o documentário “A história das coisas”, quando trabalhado em contextos específicos, tais como o Pibid, tem potencial de (re)construir concepções críticas de inter-relações CTS. Com indicativos para avançar com as práticas de educação CTS no Pibid, considera-se bastante profícuo que esse programa venha a se consolidar como política de Estado que contribua para reestruturar a formação de professores de Ciências em nosso país.

Biografia do Autor

Tiago Clarimundo Ramos, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UnB, com Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Puc Minas, Especialização em Ensino de Matemática e Graduação em Licenciatura em Física pelo Unifor-MG. É professor da área de Física no IF Goiano - Campus Rio Verde e coordena projetos vinculados ao Pibid - Capes. Tem experiência no campo da pesquisa em Ensino de Ciências, com interesse pela Educação Científica para Cidadania, Educação CTS e Formação de Professores.

Marcos Fernandes Sobrinho, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Graduado em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Bacharelado em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília (FAAB), Especialização em Física pela UFU, Mestre em Ensino de Ciências, na modalidade Ensino de Física, pela Universidade de Brasília - PPGEC/UnB (2011) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGE/FE/UnB (2016). Atualmente realiza estudos de Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGE/FC/Unesp/Bauru) [Conceito Capes: 6]. Foi aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Física da UnB [Conceito Capes: 7], tendo cursado todos os créditos (24) na modalidade Física Teórica, em nível de mestrado, quando trabalhou com a técnica do operador diferencial para o Modelo de Ising aplicado a sistemas magnéticos nanoparticulados. Participou da Escola de Física do Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN), em Genebra/Suiça. Atualmente é professor D-IV (Associado I) do quadro de pessoal permanente no Núcleo de Física Aplicada, do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. É revisor de periódicos qualificados nacionais e internacionais para o ensino e educação em Ciências, entre eles: CBEF: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (DF/UFSC - Brasil); IENCI: Investigações em Ensino de Ciências (IF/UFRS - Brasil); Ciência & Ensino (UNICAMP, IFSP e UFSC - Brasil); MSJ: Multi-Science Journal (IF Goiano - Brasil) TED: Tecné, Episteme y Didaxis (Universidad Pedagógica Nacional - Colômbia); Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias (Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Colômbia). Lidera grupo de pesquisa intitulado Educação Científica, Avaliação e Materiais de Ensino (EduCAME) e integra outros grupos em projetos de cooperação com instituições brasileiras (UNIRIO, UnB, UFRJ, UFF e Unesp) financiados pelo Observatório da Educação - Capes. Possui experiência nas áreas de Educação e Ensino [em Ciências (Física, Química, Biologia) e Matemática], tendo participado como membro de bancas examinadoras e avaliadoras com elaboração e correção de itens/questões em processos seletivos e em concursos públicos nas áreas em que atua. Interessa-se por temas de pesquisa como: educação CTS e discussões de questões sociocientíficas; argumentação no ensino de ciências; educação científica para cidadania; livros didáticos; formação e prática docente; contextos formais, informais e não-formais de educação; e avaliações em larga escala.

Karolina Martins Almeida e Silva, Universidade Federal do Tocantins - Campus Araguaína

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás, Campus de Jataí (2008), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2010). Doutora em Educação pela UnB (2016). Professora do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é coordenadora de área do PIBID-Biologia-UFT Campus de Araguaína. Professora das disciplinas de Didática e Metodologia do Ensino de Biologia I e II. Pesquisa em Educação em Ciências, nas temáticas: Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); Questões Sociocientíficas no Ensino de Biologia e Formação de Professores de Biologia.

Paulo Alexandre de Castro, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Possui graduação em Física Bacharelado completa e Licenciatura (incompleta, tendo faltado apenas concluir o estágio supervisionado) pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado em Física Básica - Mecânica Estatística - defendendo a dissertação intitulada "Algoritmos de Otimização e Criticalidade Auto-Organizada" (2002) e doutorado em Física Básica - Mecânica Estatística - defendendo a tese intitulada "Redes Complexas: modelagem, caracterização e dinâmica" (2007) em Física pela Universidade de São Paulo. Fez um ano de pós doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhando no projeto intitulado "Estudo de Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica Utilizando Redes Complexas: Modelagem, Caracterização e Dinâmica.". Participou do projeto de colaboração bilateral entre Brasil e Portugal, intitulado "Redes Complexas: modelagem, caracterização e dinâmica" financiado pelas agências de fomento CNPq e Grices (Portugal) que envolveu a Universidade de São Paulo, por meio do Instituto de Física de São Carlos, e a Universidade de Aveiro - Portugal. Tem experiência na área de Física, nas seguintes subáreas: mecânica estatística, ensino de física/ciências. Atualmente se dedica ao estudo de Ensino de Ciências; Letramento Múltiplo [que trata/estuda resumidamente a compressão leitura (português, artes, educação física, etc.) dos alunos e cientifica (matemática, física, química, etc.) ]; Inovação e Tecnologia, onde se busca novas formas/metodologias de ensino por meio do uso/criação/proposição de dispositivo/metodologias /técnicas a serem utilizadas, em sala de aula e/ou fora dela, com alunos do ensino básico e superior. Esses e outros assuntos estudados estão na lista abaixo: - Ensino de Física/Ciências; - Letramento Múltiplo (ciências na Educação Básica); - Inovação e Tecnologia; - Física/Mecânica Estatística; - Sistemas/Redes Complexas; - Estrutura, dinâmica e complexidade de sistemas/redes (com ênfase em sistema SOCIAIS, informação, tecnológicas, biológicas); - Física Biológica e Sistemas/modelos epidemiológicos; - Algoritmos (e dinâmicas) de Otimização; Desde setembro de 2009 é Professor Efetivo (atualmente nível: Adjunto 4) do Departamento de Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC). Em 2011 assumiu a Coordenação de Área do PIBID da Física da UFG/RC. Em 2012 assumiu a função de Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UFG e Coordenador Geral do PIBID na Regional Catalão da UFG. Atualmente é Coordenação de Área do PIBID Interdisciplinar da UFG/RC, Desde 2013 é professor efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFG/RC, nesse programas cinco alunos/orientandos já defenderam suas dissertações. Os trabalho desses alunos abordaram temas como: 1) Ensinagem De Cálculo Às Equações De Maxwell No Ensino Médio: Proposta Extracurricular À Luz Da Aprendizagem Significativa; 2) Estudo Comparativo do Processo de Ensino-Aprendizagem de Ciências Utilizando o Modellus; 3) Curso A Distância Preparatório Para Olimpíadas De Física E Astronomia: Uma Proposta Para O Professor; 4) Objetos Digitais de Aprendizagem no Estudo das Oscilações Harmônicas: Contribuições ao Ensino de Física; 5) Objetos Digitais de Aprendizagem no Estudo das Oscilações Harmônicas: Contribuições ao Ensino de Física. Desde 2012 também é professor efetivo do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional da UFG (PPMGO), com 4 (quatro) alunos já tendo defendido a dissertação e tem ainda outros 5 (cinco) alunos/orientandos. Sendo uma dessas alunas do PPMG, a Thays Santos Souza, desenvolve o projeto intitulado "Estudo sobre a evasão e mobilidade interna em cursos de licenciatura na Universidade Federal de Goiás".

Wildson Luiz Pereira dos Santos, Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade de Brasília (1984), Especialista em Educação Brasileira pela Universidade de Brasília (1992), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Realizou Doutorado sanduíche como bolsista da Capes na área de Ensino de Ciências na Universidade de Leeds na Inglaterra (2001). Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado como bolsista do CNPq no Instituto de Educação da Universidade de Londres e na Escola de Educação da Universidade de Southampton na Inglaterra (2010). Atualmente é professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília - UnB; é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (doutorado acadêmico); orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (mestrado profissional) do Instituto de Química da UnB; foi editor da Revista Química Nova na Escola de 2007 a 2015; é membro da Comissão Executiva da Associação Ibero-Americana CTS; é revisor de periódicos nacionais e internacionais de ensino de Ciências; e é um dos coordenadores do Projeto Pequis que publicou vários livros didáticos para o ensino médio, tendo um deles recebido o Prêmio Jabuti de livro didático do ensino fundamental e médio em 2001, pela Câmara Brasileira do Livro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: educação para cidadania, educação CTS, questões sociocientíficas, ensino de Química, livro didático e educação ambiental.

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Ramos, T. C., Fernandes Sobrinho, M., Silva, K. M. A. e, Castro, P. A. de, & Santos, W. L. P. dos. (2018). EDUCAÇÃO CTS NO ITINERÁRIO FORMATIVO DO PIBID: POTENCIALIDADES DE UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO DOCUMENTÁRIO “A HISTÓRIA DAS COISAS”. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(2), 18–48. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p18

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