PERFIL METACOGNITIVO (PARTE II): APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p230Palavras-chave:
Ensino de Física, Metacognição, Análise Textual Discursiva, Perfil metacognitivoResumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que procurou caracterizar o aprendizado em Física de estudantes do Ensino Médio, por meio das percepções e das reflexões que compõem o processo metacognitivo do grupo estudado. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista coletiva que depois de transcrita foi submetida aos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Os relatos dos sete estudantes que formaram o grupo foram classificados em quinze categorias emergentes, as quais permitiram evidenciar o perfil metacognitivo de cada um deles. Por meio dos relatos foi possível verificar que os estudantes do grupo entrevistado possuem uma percepção singular de como se relacionam com o processo do aprender e sobre as estratégias que utilizam para que o processo se efetive, demonstrando clareza no reconhecimento do aprendizado de Física e das formas individuais utilizadas para efetivá-lo.Referências
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