AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE EM UM MODELO ALTERNATIVO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS EXATAS: POSSÌVEIS CONVERGÊNCIAS

Autores

  • Juliana Teixeira Jesus Ramos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p01

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Concepções docentes, Processo Formativo

Resumo

Este trabalho pretende abordar um caso de modelo formativo alternativo às licenciaturas tradicionais. A investigação ocorreu em 2015 com professores formadores de um curso de licenciatura em Ciências Exatas e da Terra que, dentro de sua proposta de projeto pedagógico de fomento à interdisciplinaridade, previa as seguintes ações: elaboração de uma disciplina específica com o objetivo de integrar os conteúdos das disciplinas das diferentes áreas; reserva de parte da carga horária direcionada para a prática pedagógica e ainda a possibilidade do aluno definir a especificidade de sua formação ao longo da mesma. Adotou-se neste artigo um referencial teórico que buscou traçar um paralelo entre as distintas perspectivas de interdisciplinaridade, além das especificidades dos perfis profissionais dos docentes trazidos por Schön, Contreras, Giroux e possíveis modelos formativos no ensino de Ciências. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas com cinco docentes, e a Análise de Conteúdo como instrumento de análise, tendo como suporte o software ATLAS.ti. Algumas inferências apontadas foram que as mudanças ocorridas na estrutura do curso causaram impacto nos discursos dos professores formadores sobre suas práticas; principalmente no que se refere às especificidades e dificuldades de práticas a serem reconhecidas como interdisciplinares ou como prática pedagógica. Esse reconhecimento está intimamente ligado à concepção individual de cada professor, que de modo geral, e para o grupo investigado, se apresentaram de maneira difusa. Além disso, foram identificadas concepções sobre o próprio modelo adotado como uma possibilidade para se (re) pensar a formação de professores, destacando-se como principal convergência nos discursos a valorização do protagonismo do aluno.

Biografia do Autor

  • Juliana Teixeira Jesus Ramos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
    Técnica de Assuntos Educacionais do CEFET-RJ e Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ, licenciada em Matemática pela UFF.
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ FE-UFRJ, com formação inicial em Física/IF-UFRJ e Mestrado em Engenharia e Ciências dos Materiais/ COPPE-UFRJ, tendo realizado o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/FAE-UFMG. Atualmente é docente e pesquisadora credenciada como permanente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência, Tecnologia e Educação/PPCTE do CEFET-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e Psicologia Social, com ênfase em Ensino de Ciências e Representações Sociais, atuando principalmente com os temas: Natureza da Ciência (representações científicas e alternativas), Tecnologias e Cultura Digital, Percursos formativos e práticas docentes (presencial, on line e blended), Processos inclusivos, Metodologias de análise. Investigadora da Rede OINVES.net 2013-2017 (OBSERVATORIO IBEROAMERICANO PARA LA INVESTIGACIÓN DE LA DIDÁCTICA UNIVERSITARIA EN RED: CIAFIC-Argentina; CEFET/RJ e IFRJ-Brasil; UNIVERSIDADE DE LISBOA-Portugal), Coordenadora institucional do Projeto em Rede 17683_OBEDUC_2013-2017 (OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/ Edital 2012/CAPES-INEP- IMPACTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA/ UFMG-UERJ-CEFET/RJ-IFRJ-UFRGS). Investigadora partner do GT Representações Sociais da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia)/ 2010-2018. ​Coordenadora do Laboratório de Educação em Ciências e Representações Sociais (EDUCIRS) no CEFET-RJ.

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Publicado

2018-12-22

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Artigos

Como Citar

AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE EM UM MODELO ALTERNATIVO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS EXATAS: POSSÌVEIS CONVERGÊNCIAS. (2018). Investigações Em Ensino De Ciências, 23(3), 01-30. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p01