AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE EM UM MODELO ALTERNATIVO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS EXATAS: POSSÌVEIS CONVERGÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p01Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Concepções docentes, Processo FormativoResumo
Este trabalho pretende abordar um caso de modelo formativo alternativo às licenciaturas tradicionais. A investigação ocorreu em 2015 com professores formadores de um curso de licenciatura em Ciências Exatas e da Terra que, dentro de sua proposta de projeto pedagógico de fomento à interdisciplinaridade, previa as seguintes ações: elaboração de uma disciplina específica com o objetivo de integrar os conteúdos das disciplinas das diferentes áreas; reserva de parte da carga horária direcionada para a prática pedagógica e ainda a possibilidade do aluno definir a especificidade de sua formação ao longo da mesma. Adotou-se neste artigo um referencial teórico que buscou traçar um paralelo entre as distintas perspectivas de interdisciplinaridade, além das especificidades dos perfis profissionais dos docentes trazidos por Schön, Contreras, Giroux e possíveis modelos formativos no ensino de Ciências. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas com cinco docentes, e a Análise de Conteúdo como instrumento de análise, tendo como suporte o software ATLAS.ti. Algumas inferências apontadas foram que as mudanças ocorridas na estrutura do curso causaram impacto nos discursos dos professores formadores sobre suas práticas; principalmente no que se refere às especificidades e dificuldades de práticas a serem reconhecidas como interdisciplinares ou como prática pedagógica. Esse reconhecimento está intimamente ligado à concepção individual de cada professor, que de modo geral, e para o grupo investigado, se apresentaram de maneira difusa. Além disso, foram identificadas concepções sobre o próprio modelo adotado como uma possibilidade para se (re) pensar a formação de professores, destacando-se como principal convergência nos discursos a valorização do protagonismo do aluno.Referências
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