AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE EM UM MODELO ALTERNATIVO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS EXATAS: POSSÌVEIS CONVERGÊNCIAS

Autores/as

  • Juliana Teixeira Jesus Ramos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p01

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Concepções docentes, Processo Formativo

Resumen

Este trabalho pretende abordar um caso de modelo formativo alternativo às licenciaturas tradicionais. A investigação ocorreu em 2015 com professores formadores de um curso de licenciatura em Ciências Exatas e da Terra que, dentro de sua proposta de projeto pedagógico de fomento à interdisciplinaridade, previa as seguintes ações: elaboração de uma disciplina específica com o objetivo de integrar os conteúdos das disciplinas das diferentes áreas; reserva de parte da carga horária direcionada para a prática pedagógica e ainda a possibilidade do aluno definir a especificidade de sua formação ao longo da mesma. Adotou-se neste artigo um referencial teórico que buscou traçar um paralelo entre as distintas perspectivas de interdisciplinaridade, além das especificidades dos perfis profissionais dos docentes trazidos por Schön, Contreras, Giroux e possíveis modelos formativos no ensino de Ciências. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas com cinco docentes, e a Análise de Conteúdo como instrumento de análise, tendo como suporte o software ATLAS.ti. Algumas inferências apontadas foram que as mudanças ocorridas na estrutura do curso causaram impacto nos discursos dos professores formadores sobre suas práticas; principalmente no que se refere às especificidades e dificuldades de práticas a serem reconhecidas como interdisciplinares ou como prática pedagógica. Esse reconhecimento está intimamente ligado à concepção individual de cada professor, que de modo geral, e para o grupo investigado, se apresentaram de maneira difusa. Além disso, foram identificadas concepções sobre o próprio modelo adotado como uma possibilidade para se (re) pensar a formação de professores, destacando-se como principal convergência nos discursos a valorização do protagonismo do aluno.

Biografía del autor/a

Juliana Teixeira Jesus Ramos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Técnica de Assuntos Educacionais do CEFET-RJ e Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ, licenciada em Matemática pela UFF.

Alcina Maria Testa Braz da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ FE-UFRJ, com formação inicial em Física/IF-UFRJ e Mestrado em Engenharia e Ciências dos Materiais/ COPPE-UFRJ, tendo realizado o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/FAE-UFMG. Atualmente é docente e pesquisadora credenciada como permanente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência, Tecnologia e Educação/PPCTE do CEFET-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e Psicologia Social, com ênfase em Ensino de Ciências e Representações Sociais, atuando principalmente com os temas: Natureza da Ciência (representações científicas e alternativas), Tecnologias e Cultura Digital, Percursos formativos e práticas docentes (presencial, on line e blended), Processos inclusivos, Metodologias de análise. Investigadora da Rede OINVES.net 2013-2017 (OBSERVATORIO IBEROAMERICANO PARA LA INVESTIGACIÓN DE LA DIDÁCTICA UNIVERSITARIA EN RED: CIAFIC-Argentina; CEFET/RJ e IFRJ-Brasil; UNIVERSIDADE DE LISBOA-Portugal), Coordenadora institucional do Projeto em Rede 17683_OBEDUC_2013-2017 (OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/ Edital 2012/CAPES-INEP- IMPACTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA/ UFMG-UERJ-CEFET/RJ-IFRJ-UFRGS). Investigadora partner do GT Representações Sociais da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia)/ 2010-2018. ​Coordenadora do Laboratório de Educação em Ciências e Representações Sociais (EDUCIRS) no CEFET-RJ.

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Publicado

2018-12-22

Cómo citar

Ramos, J. T. J., & da Silva, A. M. T. B. (2018). AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE EM UM MODELO ALTERNATIVO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS EXATAS: POSSÌVEIS CONVERGÊNCIAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 23(3), 01–30. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p01