PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA ANÁLISE EM REDE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS AVALIADOS NA ÁREA DE ENSINO

Autores

  • Tiêgo dos Santos Freitas Cefet - RJ
  • Dayvisson Luís Vittorazzi Cefet - RJ
  • Daniele da Silva Maia Gouveia Cefet - RJ
  • Thomas Barbosa Fejolo Cefet - RJ
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Cefet - RJ

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p01

Palavras-chave:

representações sociais, pesquisa exploratória, educação científica

Resumo

O presente trabalho apresenta a análise de um mapeamento realizado com base nas publicações acerca da temática das Representações Sociais em periódicos nacionais, avaliados no estrato A pelo Qualis CAPES, na área de Ensino. Após a identificação e catalogação dos artigos, foi construído um banco de dados com auxílio de planilhas eletrônicas, levando em consideração as principais características dos trabalhos.  Os dados coletados foram dispostos em tabelas e analisados por meio do uso do software Gephi 0.9.1 para a identificação de possíveis relações. Classificamos os trabalhos em três grandes áreas (Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Multidisciplinar), considerando a classificação proposta pela CAPES e passamos a trabalhar com as principais características de cada área mediante as publicações. Por meio dos dados coletados, foi possível sinalizar uma predominância das pesquisas em Representações Sociais na área das Ciências da Saúde com ênfase para a questão da saúde coletiva. No entanto, o campo das Ciências Humanas também tem aplicado o referencial proposto por Moscovici (2012) e vem desenvolvendo um quantitativo crescente de investigações.

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Freitas, T. dos S., Vittorazzi, D. L., Gouveia, D. da S. M., Fejolo, T. B., & Testa Braz da Silva, A. M. (2019). PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA ANÁLISE EM REDE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS AVALIADOS NA ÁREA DE ENSINO. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(2), 01–16. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p01

Edição

Seção

Artigos