AXIOLOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná – Colegiado de Ciências Biológicas. Rua Portugal, 304. CEP: 86300-000. Cornélio Procópio – PR.
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL). Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. CEP: 86057-970. Londrina – PR.
  • Sergio de Melo Arruda Universidade Estadual de Londrina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL). Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445, Km 380), Campus Universitário. Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. CEP: 86057-970. Londrina – PR.

Palavras-chave:

sistemas axiológicos, formação inicial de professores de Biologia, relações epistêmicas, pessoais e sociais, focos da aprendizagem docente (FAD)

Resumo

Este artigo apresenta uma análise axiológica dos relatos de formandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas que foram entrevistados acerca do seu processo de formação docente. Utilizando pressupostos teóricos da Matriz (3x3), que trata das relações epistêmicas, pessoais e sociais do professor com o saber, com o ensino e com a aprendizagem, buscou-se evidenciar, a partir da perspectiva social, de que modo um estudo axiológico pode ajudar na compreensão das relações: professor-conteúdo, professor-ensino e professor-aprendizagem (do aluno). Articuladamente, foram empregados os focos da aprendizagem docente (FAD) para o estabelecimento de critérios na análise dos dados. Por meio dos aportes da análise textual discursiva foram detectados indicativos axiológicos que sugerem a relevância do conteúdo biológico na escolha da carreira docente, além de problemas no processo de formação inicial como a priorização da dimensão do ensino em detrimento do processo de aprendizagem dos futuros alunos dos graduandos. A não obtenção de indícios axiológicos para a aprendizagem mostrou que esse tipo de gestão demanda readequações no processo formativo.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Lucas, L. B., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2016). AXIOLOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(3), 645–665. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/118

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2