A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO DE ALUNOS EM UMA ATIVIDADE NA ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Viviane Rodrigues Alves de Moraes Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-7040-1606
  • Jennifer Taziri Instituto de Biologia – INBIO Universidade Federal de Uberlândia – UFU Av. Amazonas, 20 - Umuarama, Uberlândia - MG, CEP: 38405-302

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p72

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, engajamento, motivação

Resumo

Neste trabalho investigamos a motivação e o engajamento de estudantes do sexto (6o) ano de duas escolas públicas (Urbana e Rural) durante uma atividade na abordagem do Ensino por Investigação. Na coleta de dados utilizamos vídeogravações e materiais produzidos pelos alunos. Para análise e organização de dados, escolhemos a análise de conteúdo e categorizações utilizando referenciais teóricos para os níveis do engajamento (comportamental, emocional e cognitivo) e os fatores do engajamento (vigor, dedicação, absorção). Nossos resultados demonstram que as atividades na abordagem do Ensino de Ciências por Investigação são potencialmente capazes de motivar para promover nos alunos diferentes níveis e fatores de engajamento.

Biografia do Autor

Viviane Rodrigues Alves de Moraes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestra em Genética e Bioquímica pela UFU e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. Atuou como professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais (Uberlândia). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Biologia (INBIO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua na área de Educação (Ensino e Pesquisa), com ênfase na Formação de Professores (inicial e continuada), abordando temas que envolvem o Conhecimento Pedagógico e seus componentes. Possui experiência em atividades e projetos extensionistas. 

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Moraes, V. R. A. de, & Taziri, J. (2019). A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO DE ALUNOS EM UMA ATIVIDADE NA ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(2), 72–89. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p72

Edição

Seção

Artigos