UMA INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RECONCEITUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS NO ENSINO DA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Jair Lúcio Prados Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Física, Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, 70919-900, Brasília, DF.
  • Maria de Fátima da Silva Verdeaux Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Física, Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, 70919-900, Brasília, DF.

Palavras-chave:

óptica, ensino de óptica, ensino de física, experimentos

Resumo

Neste trabalho, é analisada a influência que o uso de experimentos demonstrativos pode trazer para a aprendizagem de Óptica. Assume-se que a presença de atividades experimentais, quando reconceitualizadas segundo a proposta de Hodson, tende a contribuir para a geração de conflitos cognitivos, se comparada à experiência didática tradicional. São dadas justificativas para uma análise dessa mudança sob um viés piagetiano, compatibilizado com a proposta de Hodson. A metodologia utilizada para a estrutura de apresentação dos temas foi “quase-experimental”, contrastando um grupo experimental a um grupo de controle. A mensuração da eficácia do método de trabalho foi feita a partir de uma análise que combinou fatores quantitativos e qualitativos, identificando que alguns dos tópicos apresentaram melhores resultados na aprendizagem, por estarem mais vinculados às experiências realizadas.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Ribeiro, J. L. P., & Verdeaux, M. de F. da S. (2016). UMA INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RECONCEITUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS NO ENSINO DA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(2), 239–262. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/129

Edição

Seção

Artigos