UMA INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RECONCEITUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS NO ENSINO DA ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
óptica, ensino de óptica, ensino de física, experimentosResumo
Neste trabalho, é analisada a influência que o uso de experimentos demonstrativos pode trazer para a aprendizagem de Óptica. Assume-se que a presença de atividades experimentais, quando reconceitualizadas segundo a proposta de Hodson, tende a contribuir para a geração de conflitos cognitivos, se comparada à experiência didática tradicional. São dadas justificativas para uma análise dessa mudança sob um viés piagetiano, compatibilizado com a proposta de Hodson. A metodologia utilizada para a estrutura de apresentação dos temas foi “quase-experimental”, contrastando um grupo experimental a um grupo de controle. A mensuração da eficácia do método de trabalho foi feita a partir de uma análise que combinou fatores quantitativos e qualitativos, identificando que alguns dos tópicos apresentaram melhores resultados na aprendizagem, por estarem mais vinculados às experiências realizadas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.