DEAR MR. CHARLES DARWIN... DEAR MR. FRITZ MÜLLER: DA CORRESPONDÊNCIA ENTRE O EVOLUCIONISTA E O NATURALISTA INDÍCIOS PARA CARACTERIZAR A ESCRITA NA CIÊNCIA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
ensino de ciências, escrita, Fritz Müller, Charles Darwin, FleckResumo
Caracterizar os papeis da escrita na produção e divulgação do conhecimento científico, a partir de uma análise da interlocução, por correspondência, entre Charles Darwin e Fritz Müller e, com isso, identificar indícios para problematizar o seu exercício nas aulas de Ciências na escola foi o objetivo dessa investigação. Para tal, realizamos a leitura, o exame do conteúdo de cartas trocadas entre o evolucionista e o naturalista – entre os anos de 1865 a 1882, a seleção de excertos e – com base em categorias do epistemólogo polonês Fleck – buscamos discutir algumas relações entre a prática da escrita pelo cientista com os objetivos dessa mesma prática para a apreensão, elaboração e comunicação de conhecimentos científicos pelo estudante, nas aulas de Ciências, na escola.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.