DEAR MR. CHARLES DARWIN... DEAR MR. FRITZ MÜLLER: DA CORRESPONDÊNCIA ENTRE O EVOLUCIONISTA E O NATURALISTA INDÍCIOS PARA CARACTERIZAR A ESCRITA NA CIÊNCIA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau, FURB Blumenau/SC
  • Suzani Casiani Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC Florianópolis/SC

Palavras-chave:

ensino de ciências, escrita, Fritz Müller, Charles Darwin, Fleck

Resumo

Caracterizar os papeis da escrita na produção e divulgação do conhecimento científico, a partir de uma análise da interlocução, por correspondência, entre Charles Darwin e Fritz Müller e, com isso, identificar indícios para problematizar o seu exercício nas aulas de Ciências na escola foi o objetivo dessa investigação. Para tal, realizamos a leitura, o exame do conteúdo de cartas trocadas entre o evolucionista e o naturalista – entre os anos de 1865 a 1882, a seleção de excertos e – com base em categorias do epistemólogo polonês Fleck – buscamos discutir algumas relações entre a prática da escrita pelo cientista com os objetivos dessa mesma prática para a apreensão, elaboração e comunicação de conhecimentos científicos pelo estudante, nas aulas de Ciências, na escola.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Tomio, D., & Casiani, S. (2016). DEAR MR. CHARLES DARWIN. DEAR MR. FRITZ MÜLLER: DA CORRESPONDÊNCIA ENTRE O EVOLUCIONISTA E O NATURALISTA INDÍCIOS PARA CARACTERIZAR A ESCRITA NA CIÊNCIA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(2), 263–281. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/130

Edição

Seção

Artigos