CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UM ESTUDO ETNOBIOLÓGICO

Autores

  • Joaklebio Alves da Silva Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte
  • Marcelo Alves Ramos Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p121

Palavras-chave:

Etnobiologia, Diálogo intercultural entre conhecimentos, Processo de ensino e aprendizagem, Manguezal

Resumo

A relação entre os seres humanos e o meio ambiente resulta na geração de conhecimentos que estão ligados com a cultura local e é de fundamental importância ser considerado na formação educativa do indivíduo. A presente pesquisa objetivou identificar, com base na etnobiologia, como estudantes de uma escola pública e quilombola localizada no Município de Goiana, Estado de Pernambuco, Brasil, conhecem e representam a biodiversidade de sua comunidade, e descrever como esses conhecimentos contribuíram para o ensino de ciências através do diálogo intercultural. Por meio da metodologia da pesquisa-ação foi solicitado que os estudantes produzissem um desenho que representassem seus conhecimentos acerca da biodiversidade local e o descrevessem através de uma produção textual. Os dados coletados procederam a análise de conteúdo em uma perspectiva analítico-interpretativa. Os conhecimentos identificados foram agrupados em categorias de análise e, posteriormente, contextualizados através do planejamento de sequências didáticas aplicadas em turmas de anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que os estudantes quilombolas detêm conhecimentos tradicionais ligados ao ambiente em que vivem, especificamente ao ecossistema manguezal e demais aspectos da mata atlântica. Pôde-se notar que esses conhecimentos estabelecem relações diretas com os saberes científicos na escola, os quais, quando considerados em sala de aula, contribuíram para o ensino de ciências com base no diálogo intercultural entre conhecimentos tradicionais e científicos em uma perspectiva etnobiológica, revelando a relevância da contextualização de conhecimentos no ensino de ciências como proposta para o trabalho docente no âmbito da cultura quilombola.

Biografia do Autor

Joaklebio Alves da Silva, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas e Especialista em Educação Ambiental com Ênfase em Saúde Pública. Integrante do Grupo de Pesquisa de Ensino das Ciências e Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Rede de Estudos em Ecologia e Evolução Biocultural da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CNPq). É vinculado ao Laboratório de Estudos Etnobiológicos da UPE Campus Mata Norte (LEET/UPE). No campo de pesquisa, o principal interesse é investigar os conhecimentos construídos por meio das relações estabelecidas entre seres humanos e o ambiente em que vivem e suas contribuições para o ensino e aprendizagem escolar por meio da Etnobiologia. Além disso, tem interesse em temáticas voltadas a Formação de Professores para o ensino de Ciências, Biologia e Matemática; Processos de ensino e aprendizagem em Ciências, Biologia e Matemática; Educação Ambiental; Educação Escolar Quilombola e Educação para as relações étnico-raciais no ensino de Ciências e Biologia.

Marcelo Alves Ramos, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

Possui Pós-Doutorado em Ecologia (CAPES/PNPD), Doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011) com estágio sanduíche na Universidade do Porto (Portugal), Mestrado em Ciências Florestais e Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, e atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (nível: mestrado) da UPE e no Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (nível: mestrado e doutorado) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Coordenador Geral de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE e em suas pesqusas tem atuado, principalmente, dentro da interface Ecologia, Etnobiologia e Educação, avaliando de que forma diferentes populações humanas relacionam-se com os recursos naturais disponíveis no ambiente em que vivem.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Silva, J. A. da, & Ramos, M. A. (2019). CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UM ESTUDO ETNOBIOLÓGICO. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(3), 121–146. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p121

Edição

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Artigos