USO DE ANIMAIS NO ENSINO: UM ESTUDO DE CASO EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Desirrèe Farias Costa Departamento de Biologia Universidade Federal do Maranhão Avenida dos Portugueses, 1966, São Luis, Maranhão, Brasil
  • Mariana Guelero do Valle Departamento de Biologia Universidade Federal do Maranhão Avenida dos Portugueses, 1966, São Luis, Maranhão, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p27

Palavras-chave:

Uso de Animais, Ensino, Ciências Biológicas, Estudo de caso

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar o uso de animais no ensino em Cursos de Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Utilizou-se abordagem qualitativa de pesquisa e tipologia de estudo de caso. Foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), os programas das disciplinas e a percepção de docentes e discentes. Verificou-se que o registro do uso de animais no ensino ainda é pouco contemplado nos documentos relacionados aos Cursos de Ciências Biológicas da instituição. Faz-se necessário que os documentos detalhem com maior clareza as metodologias a serem utilizadas, suas finalidades e os recursos didáticos que serão efetivamente empregados, em consonância com as diretrizes previstas pelo Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (CONCEA). Em relação à percepção de docentes e discentes, identificou-se que parte caracteriza essa prática como sendo imprescindível para o aprendizado do conteúdo biológico teórico, enquanto outros defendem o uso de recursos alternativos.É importante que, no contexto do ensino, o uso de animais seja ponderado, especialmente levando-se em conta sua real necessidade para atingir os objetivos didáticos, os impactos que esse uso pode causar, bem como a questão da valorização e do respeito à vida.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Costa, D. F., & Valle, M. G. do. (2020). USO DE ANIMAIS NO ENSINO: UM ESTUDO DE CASO EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 27–40. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p27

Edição

Seção

Artigos