CONCEPTUALIZAÇÃO E COERÊNCIA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p99

Palavras-chave:

Educação científica, Exigência conceptual, Coerência curricular, Proposta pedagógica, Inter-relação fotossíntese-respiração

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sustentada em fundamentos teóricos e empíricos que permitem defender uma educação científica conceptualmente exigente, para todos os alunos e aos vários níveis de escolaridade. Argumenta-se que o nível de conceptualização e de coerência curricular de conhecimentos e de capacidades cognitivas deve ser central em currículos e práticas pedagógicas. Argumenta-se também que a relação intradisciplinar, conjuntamente com a exploração de conhecimentos e de capacidades de nível complexo, eleva o nível de exigência conceptual da aprendizagem científica e promove um ensino que considera a estrutura hierárquica característica do conhecimento científico. A proposta de intervenção pedagógica, centrada na inter-relação fotossíntese-respiração, exemplifica a articulação conceptual que deve existir, em contextos de aprendizagem da ciência, entre os vários níveis de escolaridade. Discute-se a importância da implementação de atividades que propiciem aprendizagens científicas conceptualmente e coerentemente articuladas, o que pode exigir uma recontextualização dos currículos, sempre que tal não seja valorizado nos documentos curriculares oficiais.

Biografia do Autor

Ana Maria Morais, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutorada em Educação, na especialidade de Sociologia de Educação (Institute of Education of the University of London), professora jubilada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora da UIDEF do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Isabel Pestana Neves, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutorada em Educação, na especialidade de Didática das Ciências (Universidade de Lisboa), professora aposentada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL) e investigadora da UIDEF do IEUL.

Sílvia Ferreira, Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Torres Vedras, Portugal; e UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutorada em Educação, na especialidade de Didática das Ciências (Universidade de Lisboa), professora de Biologia e Geologia no Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Torres Vedras, e investigadora na UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Margarida Afonso, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Doutorada em Educação, na especialidade de Didática das Ciências (Universidade de Lisboa), professora adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Preciosa Silva, Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Lisboa; e UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutorada em Educação, na especialidade de Didática das Ciências (Universidade de Lisboa), professora de Biologia e Geologia no Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Lisboa, e investigadora na UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Morais, A. M., Neves, I. P., Ferreira, S., Afonso, M., & Silva, P. (2020). CONCEPTUALIZAÇÃO E COERÊNCIA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 99–119. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p99

Edição

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Artigos