DIFERENÇAS NA SALA DE AULA: CONHECENDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DUAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
ensino e aprendizagem de ciências, prática docente, interações discursivas, inclusão/exclusãoResumo
Nesta pesquisa, um estudo de caso, utilizamos a etnografia como lógica de investigação para conhecer aspectos dos processos de inclusão/exclusão de alunos na disciplina Ciências em uma sala de aula do 3º ciclo do Ensino Fundamental. Utilizamos vários instrumentos de coleta e de registro de dados: observação participante, registro em áudio e em vídeo, notas de campo e entrevistas semi-estruturadas. Analisamos entrevistas realizadas com as duas professoras participantes e episódios de cada sala de aula para construir, a partir do contraste, uma caracterização de dois tipos de práticas relacionadas à inclusão/exclusão. A primeira professora mostra preocupação em socializar o aluno na cultura escolar. Ao ensinar, procura, em suas palavras, “traduzir” termos que os alunos não compreendem, explicando seu significado. O conhecimento disciplinar ocupa um lugar mais periférico nesse processo. A segunda professora enfatiza em sua prática o conhecimento disciplinar, procurando estabelecer conexões entre os conteúdos de Ciências ensinados e as experiências cotidianas dos alunos. Ambas as professoras não atribuem influência significativa de questões de gênero, classe social e etnia sobre a aprendizagem de Ciências na escola.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.