DIFERENÇAS NA SALA DE AULA: CONHECENDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DUAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Elaine Soares França Centro Pedagógico, Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos 6627 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Danusa Munford Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos 6627 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem de ciências, prática docente, interações discursivas, inclusão/exclusão

Resumo

Nesta pesquisa, um estudo de caso, utilizamos a etnografia como lógica de investigação para conhecer aspectos dos processos de inclusão/exclusão de alunos na disciplina Ciências em uma sala de aula do 3º ciclo do Ensino Fundamental. Utilizamos vários instrumentos de coleta e de registro de dados: observação participante, registro em áudio e em vídeo, notas de campo e entrevistas semi-estruturadas. Analisamos entrevistas realizadas com as duas professoras participantes e episódios de cada sala de aula para construir, a partir do contraste, uma caracterização de dois tipos de práticas relacionadas à inclusão/exclusão. A primeira professora mostra preocupação em socializar o aluno na cultura escolar. Ao ensinar, procura, em suas palavras, “traduzir” termos que os alunos não compreendem, explicando seu significado. O conhecimento disciplinar ocupa um lugar mais periférico nesse processo. A segunda professora enfatiza em sua prática o conhecimento disciplinar, procurando estabelecer conexões entre os conteúdos de Ciências ensinados e as experiências cotidianas dos alunos. Ambas as professoras não atribuem influência significativa de questões de gênero, classe social e etnia sobre a aprendizagem de Ciências na escola.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

França, E. S., & Munford, D. (2016). DIFERENÇAS NA SALA DE AULA: CONHECENDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DUAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(3), 593–614. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/173

Edição

Seção

Artigos