UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM UMA ESTRATÉGIA FLEXQUEST SOBRE RADIOATIVIDADE
Palavras-chave:
Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Radioatividade, FlexQuestResumo
Este estudo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola da rede privada da cidade do Recife – PE, Brasil, com 25 alunos, do 1° Ano do Ensino Médio. Um dos focos é avaliar a aplicação da estratégia FlexQuest sobre o ensino de radioatividade. A FlexQuest incorpora, dentro da WebQuest, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), que é uma teoria de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento, objetivando a proposição de estratégias para aquisição de níveis avançados do conhecimento. Com uma abordagem qualitativa, foram realizadas intervenções de aplicação, tendo como eixo norteador, a análise das travessias de paisagem que os alunos conseguiram realizar no decorrer da realização das tarefas solicitadas. Os resultados obtidos revelaram que esta estratégia comporta recursos audiovisuais; e estes, possibilitam aprendizagem desde que incorporados em estratégias com uma proposta construtivista de ensino e aprendizagem. Neste sentido, percebeu-se a eficácia da FlexQuest na construção de conceitos introdutórios de radioatividade, bem como na motivação para o estudo do tema. Mostrando uma ferramenta baseada em situações reais, que possibilita os alunos desenvolverem o olhar crítico diante daquilo que se é transmitido pela televisão, compreendendo também o estudo da radioatividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.