UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM UMA ESTRATÉGIA FLEXQUEST SOBRE RADIOATIVIDADE

Autores

  • Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco Rua D. Manoel de Medeiros, s/n - Dois Irmãos 52171-900 - Recife/PE.
  • Marcelo Brito Carneiro Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco Rua D. Manoel de Medeiros, s/n - Dois Irmãos 52171-900 - Recife/PE.

Palavras-chave:

Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Radioatividade, FlexQuest

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa realizada em uma escola da rede privada da cidade do Recife – PE, Brasil, com 25 alunos, do 1° Ano do Ensino Médio. Um dos focos é avaliar a aplicação da estratégia FlexQuest sobre o ensino de radioatividade. A  FlexQuest incorpora, dentro da WebQuest, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), que é uma teoria de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento, objetivando a proposição de estratégias para aquisição de níveis avançados do conhecimento. Com uma abordagem qualitativa, foram realizadas intervenções de aplicação, tendo como eixo norteador, a análise das travessias de paisagem que os alunos conseguiram realizar no decorrer da realização das tarefas solicitadas. Os resultados obtidos revelaram que esta estratégia comporta recursos audiovisuais; e estes, possibilitam aprendizagem desde que incorporados em estratégias com uma proposta construtivista de ensino e aprendizagem. Neste sentido, percebeu-se a eficácia da FlexQuest na construção de conceitos introdutórios de radioatividade, bem como na motivação para o estudo do tema. Mostrando uma ferramenta baseada em situações reais, que possibilita os alunos desenvolverem o olhar crítico diante daquilo que se é transmitido pela televisão, compreendendo também o estudo da radioatividade.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

de Vasconcelos, F. C. G. C., & Leão, M. B. C. (2016). UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM UMA ESTRATÉGIA FLEXQUEST SOBRE RADIOATIVIDADE. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(1), 37–58. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/206

Edição

Seção

Artigos