A PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES
Palavras-chave:
ensino de matemática, formação da cidadania, atividades de modelagem matemáticaResumo
A discussão sobre as potencialidades da Educação Básica no processo de formação de um cidadão consciente de seus direitos têm suscitado amplos debates no âmbito da Educação. Particularmente no que se refere ao ensino da Matemática, essa temática é abordada no contexto das tendências em Educação Matemática. A Modelagem Matemática é uma destas, na qual esse tema é discutido destacando-se a importância da Matemática na compreensão de situações advindas de outras áreas do conhecimento. Estas especificidades estão em consonância com os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, o que nos levou à hipótese de que a atividade de Modelagem Matemática pode favorecer tal aprendizagem. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que aponta algumas das possíveis aproximações das características da atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica e os princípios facilitadores da Aprendizagem Significativa Crítica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.