A PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES

Autores/as

  • Cíntia da Silva UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Lilian Akemi Kato UEM – Universidade Estadual de Maringá
  • Iramaia Jorge Cabral de Paulo UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso

Palabras clave:

ensino de matemática, formação da cidadania, atividades de modelagem matemática

Resumen

A discussão sobre as potencialidades da Educação Básica no processo de formação de um cidadão consciente de seus direitos têm suscitado amplos debates no âmbito da Educação. Particularmente no que se refere ao ensino da Matemática, essa temática é abordada no contexto das tendências em Educação Matemática. A Modelagem Matemática é uma destas, na qual esse tema é discutido destacando-se a importância da Matemática na compreensão de situações advindas de outras áreas do conhecimento. Estas especificidades estão em consonância com os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, o que nos levou à hipótese de que a atividade de Modelagem Matemática pode favorecer tal aprendizagem. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que aponta algumas das possíveis aproximações das características da atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica e os princípios facilitadores da Aprendizagem Significativa Crítica.

Publicado

2016-07-13

Cómo citar

da Silva, C., Kato, L. A., & de Paulo, I. J. C. (2016). A PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 17(1), 109–123. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/209