A FRAGMENTAÇÃO DOS SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
fragmentação dos saberes, interdisciplinaridade, conhecimento escolarResumo
Como forma de ampliar a compreensão sobre a relação entre a atuação docente e a fragmentação dos saberes na educação científica escolar realizamos entrevistas com seis professores das disciplinas científicas do Ensino Médio, de uma escola particular da rede de ensino de Porto Alegre. As questões foram formuladas visando reconhecer a percepção que estes professores têm sobre a realidade da educação científica escolar, buscando sondar em seus discursos algumas causas, consequências e manifestações da fragmentação dos saberes. A partir de uma abordagem qualitativa de análise constatamos que as concepções que esses professores têm da sua disciplina e das ciências em geral estão intimamente ligadas ao modo como atuam em sala de aula. Pudemos perceber que os docentes reconhecem a necessidade de um trabalho interdisciplinar, e apontam o diálogo como fator determinante para que ocorra a interdisciplinaridade, mas procuram atribuir à escola a tarefa de proporcionar oportunidades para este diálogo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.