A FRAGMENTAÇÃO DOS SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ana Cristina Gerhard Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 6681, prédio 10, sala 209 Porto Alegre, RS, CEP 90619-900
  • João Filho Bernardes da Rocha Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 6681, prédio 10, sala 209 Porto Alegre, RS, CEP 90619-900

Palavras-chave:

fragmentação dos saberes, interdisciplinaridade, conhecimento escolar

Resumo

Como forma de ampliar a compreensão sobre a relação entre a atuação docente e a fragmentação dos saberes na educação científica escolar realizamos entrevistas com seis professores das disciplinas científicas do Ensino Médio, de uma escola particular da rede de ensino de Porto Alegre. As questões foram formuladas visando reconhecer a percepção que estes professores têm sobre a realidade da educação científica escolar, buscando sondar em seus discursos algumas causas, consequências e manifestações da fragmentação dos saberes. A partir de uma abordagem qualitativa de análise constatamos que as concepções que esses professores têm da sua disciplina e das ciências em geral estão intimamente ligadas ao modo como atuam em sala de aula. Pudemos perceber que os docentes reconhecem a necessidade de um trabalho interdisciplinar, e apontam o diálogo como fator determinante para que ocorra a interdisciplinaridade, mas procuram atribuir à escola a tarefa de proporcionar oportunidades para este diálogo.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

Gerhard, A. C., & da Rocha, J. F. B. (2016). A FRAGMENTAÇÃO DOS SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(1), 125–145. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/210

Edição

Seção

Artigos