ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO COM UM VIÉS EPISTEMOLÓGICO

Autores

  • Neusa T. Massoni Instituto de Física da UFRGS Caixa Postal 15051 - campus 91501-97- Porto Alegre, RS, Brasil
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física da UFRGS Caixa Postal 15051 - campus 91501-97- Porto Alegre, RS, Brasil

Palavras-chave:

ensino de Física, etnografia de sala de aula, visões epistemológicas contemporâneas

Resumo

Este trabalho é uma etnografia de sala de aula. A etnografia procura descrever compreensivamente uma cultura, neste caso, a cultura da sala de aula da disciplina de Física lecionada no terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. O estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente que teve por objetivo investigar as contribuições de posturas contemporâneas sobre a natureza da ciência para a melhoria do ensino da Física. É nesse sentido que o presente artigo assume uma perspectiva epistemológica. O professor de Física observado tinha concepções parcialmente alinhadas a essas posturas epistemológicas e muito embora nossa expectativa inicial fosse investigar as relações entre as concepções e as práticas didáticas, o que obtivemos foi uma descrição interpretativa detalhada da realidade da sala de aula e do contexto escolar, que acabou por revelar vários aspectos relevantes para a compreensão dessa cultura e do processo do ensino e aprendizagem da Física. Essa descrição interpretativa é o que apresentamos.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

Massoni, N. T., & Moreira, M. A. (2016). ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO COM UM VIÉS EPISTEMOLÓGICO. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(1), 147–181. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/211

Edição

Seção

Artigos