OS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÕES RESSURGENTES NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Pércia Paiva Barbosa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p259

Palavras-chave:

Conhecimentos tecnológicos, Ensino de Zoologia, Formação docente

Resumo

Há algumas décadas, defende-se a necessidade de se preparar professores de Ciências e Biologia para o adequado uso das “tecnologias” no ensino, sendo que pesquisas nessa área podem ser boas aliadas para propostas mais exitosas de formação docente. Logo, investigou-se 17 graduandos do curso de Ciências Biológicas, desenvolvido pela Universidade de São Paulo, durante as aulas de uma disciplina optativa focada no ensino de Zoologia. Como objetivos, pretendia-se identificar: i) indícios de conhecimentos tecnológicos dos graduandos pesquisados; ii) se (e como) a referida disciplina possibilitou o desenvolvimento desses conhecimentos. Primeiramente, foi aplicado um questionário focado na identificação de conhecimentos tecnológicos (T-CoRe), sendo que os diálogos dos graduandos durante a elaboração de suas respostas a esse instrumento foram gravados, posteriormente transcritos e analisados, segundo Bardin (2013), o que também foi realizado com as respostas escritas desses estudantes. Em seguida, entrevistas foram realizadas com alguns participantes. Identificou-se compreensões relativamente adequadas dos graduandos a respeito do uso pedagógico das “tecnologias”. Entretanto, também foram identificadas lacunas em alguns conhecimentos considerados importantes para o desenvolvimento da Educação Científica de aprendizes nas escolas. Esses resultados são coerentes com a etapa de formação dos graduandos pesquisados, entretanto reforçam a necessidade de os diferentes tipos de conhecimentos (inclusive tecnológicos) serem abordados, de forma contínua e integrada, ao longo da formação do educador.

Referências

Alarcon, A. M. Y, Bervian, P. V., Boelter, R. A., & Limberger, C. T. (2018). O Uso de Tecnologia no Ensino: o Aedes aegypti no Youtube. In R. E. Günzel & R. I. C. Güllich (Orgs.). Aprendendo Ciências: ensino e extensão (pp. 43-48). Bagé, RS: Faith.

Alayyar, G. M., Fisser, P., & Voogt, J. (2012). Developing technological pedagogical content knowledge in pre-service science teachers: support from blended learning. Australasian Journal of Educational Technology, 28(8), 1298-1316. https://doi.org/10.14742/ajet.773

Amorim, D. S. (2008). Paradigmas Pré-Evolucionistas, espécies ancestrais e o ensino de Zoologia e Botânica. Ciência & Ambiente, 19(36), 125-150. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/368146/mod_resource/content/1/Amorim%20ensino%20de%20Zoo.pdf

Angeli, C. (2005). Transforming a teacher education method course through technology: effects on preservice teachers’ technology competency. Computers & Education, 45(4), 383-398. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2004.06.002

Angeli, C., & Valanides, N. (2005). Pre-service teachers as ICT designers: An instructional design model based on an expanded view of pedagogical content knowledge. Journal of Computer Assisted Learning, 21(4), 292–302. https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2005.00135.x

Atanazio, A. M. C., & Leite, Á. E. (2018). Tecnologias da Informação e Comunicação (Tic) e a formação de professores: tendências de pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 88-103. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p88

Barbosa, P. P. (2019). Licenciatura EAD em Ciências e Biodiversidade Vegetal: bases de conhecimento docente, crenças de formadores, percepções e produções de estudantes. (Tese de doutorado). Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-25062019-085110/pt-br.php

Barbosa, P. P., Macedo, M., Bueno, C. A., & Ursi, S. (2015). As Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino: como professores de Biologia fazem uso de animações? In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X Enpec. Águas de Lindóia, São Paulo, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1079-1.PDF

Barbosa, P.P., Macedo, M., Katon, G. F., & Ursi, S. (2020). Preservação e conservação da vegetação brasileira: entrelaces com a formação docente e o ensino de Botânica. Pesquisa Em Foco (UEMA), 25(1), 49-79. https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2341

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.

Binkley, M., Erstad, O., Hermna, J., Raizen, S., Ripley, M., Miller-Ricci, M., & Rumble, M. (2012) Defining Twenty-First Century Skills. In P. Griffin, B. McGaw, & E. Care (Eds.) Assessment and Teaching of 21st Century Skills (pp.17-66). Dordrecht, Newtherlands: Springer.

Blonder, R., Jonatan, M., Bar-Dov, Z., Benny, N. Rap, S., & Sakhninia, S. (2013). Can You Tube it? Providing chemistry teachers with technological tools and enhancing their self-efficacy beliefs. Chemistry Education Research and Practice, 14(3), 269-285. https://doi.org/10.1039/C3RP00001J

Bossler, A. P. (2015). Produção de animações com massa de modelar: gaps cognitivos, protagonismo e autoria em sala de aula. Textos FCC (Fundação Carlos Chagas), 47, 27-44. Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/textosfcc/article/view/5540/3582

Cabero, J.C. (1998). Avaliar para melhorar: meios e materiais de ensino. In J. M. Sancho (Org). Para uma tecnologia Educacional. (Trad. B. A. Neves). (pp. 257-284). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.

Costa, F., Rodrigues, A., Peralta, M. H., Cruz, E., Reis, O., Ramos, J. L., Sebastião, L., Maio, V., Dias, P., Gomes, M. J., Osório, A. J., Ramos, A., & Valente, L. (2008). Competências TIC: Estudo de Implementação - v. I, Lisboa, Portugal: GEPE- Ministério da Educação. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/299656592_Competencias_TIC_Estudo_de_Implementacao

Cox, S. (2008). A conceptual analysis of technological pedagogical content knowledge. (Doctoral dissertation). Brigham Young University. Provo, UT, United States of America. Recuperado de https://scholarsarchive.byu.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=2481&context=etd

Edelson, D. C. (2001). Learning-for-use: A framework for the design of technology-supported inquiry activities. Journal of Research in Science Teaching, 38(3), 355-385. https://doi.org/10.1002/1098-2736(200103)38:3<355::AID-TEA1010>3.0.CO;2-M

European Commission (2008). Digital Literacy European Commission working paper and recommendations from Digital Literacy High-Level Expert Group. Brussels, Belgium: Author. Recuperado de https://ifap.ru/library/book386.pdf

Fraillon, J., Ainley, J., Schulz, W., Friedman, T., & Gebhardt, E. (2014). Preparing for life in a digital age: the IEA. International Computer and Information Literacy Study. Amsterdam, Netherlands: International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). Recuperado de https://www.springer.com/gp/book/9783319142210

Fraser, W. J. (2017). Science teacher educators’ engagement with Pedagogical Content Knowledge and scientific inquiry in predominantly paper-based distance learning programs. Turkish Online Journal of Distance Education-TOJDE, 18(4), 35-51. https://doi.org/10.17718/tojde.340375

Gao, P., Chee, T. S., Wang, L., Wong, A., & Choy, D. (2011). Self-reflection and preservice teachers' technological pedagogical knowledge: promoting earlier adoption of student-centred pedagogies. Australasian Journal of Educational Technology, 27(6), 997-1013. https://doi.org/10.14742/ajet.925

Graham, C. R., Burgoyne, N., Cantrell, P., Smith, L., Clair, L. S., & Harris, R. (2009). TPACK development in science teaching: measuring the TPACK confidence of inservice Science teachers. TechTrends, 53(5), 70-79. https://doi.org/10.1007/s11528-009-0328-0

Harris, J., & Hofer, M. (2009). Instructional planning activity types as vehicles for curriculumbased TPACK development. In C. Maddux (Ed.) Research highlights in technology and teacher education (p.99-108). Chesapeake, United States of America: Association for the Advancement of Computing in Education.

Heckler, V., Saraiva, M. F. O., & Filho, K. S. O. (2007). Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(2), 267-273. https://doi.org/10.1590/S0102-47442007000200011

Jimoyiannis, A. (2010). Designing and implementing an integrated technological pedagogical science knowledge framework for science teacher´s professional development. Computers & Education, 55(3), 1259-1269. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2010.05.022

Koehler, M. J., & Mishra, P. (2005). What happens when teachers design educational technology? The development of technological pedagogical content knowledge. Journal of Educational Computing Research, 32(2), 131–152. https://doi.org/10.2190/0EW7-01WB-BKHL-QDYV

Koehler, M. J., & Mishra, P. (2008). Introducing TPCK. M. C. Herring, M.J. Koehler, P. Mishra (Eds.). The handbook of technological pedagogical content knowledge (TPCK) for educators (pp. 3–29). Mahwah, United States of America: Lawrence Erlbaum Associates.

Lankshear, C., & Knobel, M. (2008). Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. (Trad. M. F. Lopes). Porto Alegre, RS: Artmed.

Loughran, J.J., Mulhall, P., & Berry, A. (2004). In Search of Pedagogical Content Knowledge in Science: Developing Ways of Articulating and Documenting Professional Practice. Journal of Research in Science Teaching, 41(4), 370-391. https://doi.org/10.1002/tea.20007

Lüdke, M., & André, M. E. D. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Epu.

Martins, I., Gouvêa, G., & Piccinini, C. (2005). Aprendendo com imagens. Ciência & Cultura (Bauru), 57(4), 38-40. Recuperado de http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000400021

Mayer, A. K., Leichner, N., Peter, J., Guenther, A., & Peter, J. (2013). Developing a Blended Learning Approach to Foster Information Literacy in German Psychology Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 93(21), 1259-1262. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.10.025

McCrory, R. (2008). Science, technology, and teaching: The topic-specific challenges of TPCK in science. In M. C. Herring, M.J. Koehler, & P. Mishra (Eds.) Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) for Educators (pp. 193-206), New York, United States of America: Routledge.

MEC – Ministério da Educação e Cultura. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, DF: MEC/SEF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

MEC – Ministério da Educação. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CONSED. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017–1054. https://doi.org/10.1111/j.1467-9620.2006.00684.x

Mouza, C. (2016). Developing and Assessing TPACK: among Pre-Service Teachers A Synthesis of Research. In M. C. Herring, M.J. Koehler, & P. Mishra (Eds.). Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) for Educators (pp. 169-190), New York, United States of America: Routledge.

Niess, M. L. (2005). Preparing teachers to teach science and mathematics with technology: developing a technology pedagogical content knowledge. Teaching and Teacher Education, 21(5), 509–523. https://doi.org/10.1016/j.tate.2005.03.006

O’Day, D. H. (2007). The Value of Animations in Biology Teaching: A Study of Long-Term Memory Retention. Cell Biology Education: a Journal of Life Sciences Education, 6(3), 217–223. https://doi.org/10.1187/cbe.07-01-0002

Oliveira, C. A. (2017). Zoologia nas escolas: percursos do ensino de zoologia em escolas da rede pública no município de Aracaju/SE. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE. Recuperado de https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/7158/2/CRISLAINE_OLIVEIRA.pdf

Patrick, P., Byrne, J., Tunnicliffe, S., Asunta, T., Carvalho, G. S., Havu-Nuutinen, S., Sigurjónsdóttir, H., Óskarsdóttir, G., & Tracana R. B. (2013). What plants and animals do early childhood and primary students name? Where do they see them? Journal of Science Education and Technology, 9(1), 18-32. https://doi.org/10.1007/s10956-011-9290-7

Petko, D. (2012). Teachers' Pedagogical Beliefs and Their Use of Digital Media in Classrooms: Sharpening the Focus of the "Will, Skill, Tool" Model and Integrating Teachers' Constructivist Orientations. Computers & Education, 58(4), 1351-1359. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.12.013

Rezende, L. A., & Struchiner, M. (2009). Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 2(1), 45-66. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914

Rocha, A. L. F., Duso, L., & Maestrelli, S. R. P. (2013). Contribuições da Filogenética para um ensino crítico da Zoologia. In Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, São Paulo, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0299-1.pdf

Santos, C. M. D., & Calor, A. R. (2007). Ensino de biologia evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética. Ciência & Ensino, 1(1), 1-8. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/282153721_ENSINO_DE_BIOLOGIA_EVOLUTIVA_UTILIZANDO_A_ESTRUTURA_CONCEITUAL_DA_SISTEMATICA_FILOGENETICA_-_I

Santos, S. C. S. (2010). Diagnóstico e possibilidades para o ensino de zoologia em Manaus/AM. (Dissertação de mestrado profissional). Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM. Recuperado de http://files.ensinodeciencia.webnode.com.br/200000604-48d0b49ca7/2010_Diagn%C3%B3stico%20e%20Possibilidade%20para%20o%20Ensino%20de%20Zoologia%20em%20Manaus%20AM.pdf

Santos, S. C. S., & Terán, A. F. (2011). Conhecimentos teóricos para a docência no ensino de zoologia em licenciaturas em Manaus/AM. In Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, UFAM, Manaus, AM. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/309736231_CONHECIMENTOS_TEORICOS_PARA_A_DOCENCIA_NO_ENSINO_DE_ZOOLOGIA_EM_LICENCIATURAS_DE_CIENCIAS_EM_MANAUSAM

Santos, W. L. P. (2007). Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, 12(36), 474-550. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/?format=pdf&lang=pt

Silva, G. M. (2020). Planejamento didático na formação de professores de Ciências e Biologia: perspectivas e referenciais para o ensino de Zoologia. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-145938/en.php

Silva, R. L. F., Lahr, D. J. G., & Rocha, R. P. (2015). Filmes como elementos motivadores para repensar o ensino de Biologia: contribuições de uma disciplina. Textos FCC. Fundação Carlos Chagas, 47, 85-94. Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/textosfcc/article/view/5541

Teo, T., & Noyes, J. (2010). Exploring attitudes towards computer use among pre-service teachers from Singapore and the UK. Education & Technology Journal, 4(2), 126–135. https://doi.org/10.1108/17504971011052331

Tondeur, J., Van Braak, J., Sang, G., Voogt, J., Fisser, P., & Ottenbreitleftwich, A. (2012). Preparing pre-service teachers to integrate technology in education: a synthesis of qualitative evidence. Computers & Education, 59(1),134–144. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.10.009

UNESCO. (2008). ICT competency standards for teachers: implementation guidelines, version 1.0. Paris, France: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Recuperado de http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/resources/publications-and-communication-materials/publications/full-list/ict-competency-standards-for-teachers-implementation-guidelines-version-10/

Valanides, N., & Angeli, C. (2008). Professional development for computer-enhanced learning: A case study with science teachers. Research in Science and Technological Education, 26(1), 3–12. https://doi.org/10.1080/02635140701847397

Zhao, Y. (2003). What teachers need to know about technology? framing the question. In Y. Zhao (Ed.). What should teachers know about technology (pp. 1–14), Greenwich, United Kingdom: Information Age Publishing.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Barbosa, P. P. (2021). OS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÕES RESSURGENTES NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(3), 259–280. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p259

Edição

Seção

Artigos