OS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA EDUCATIVA: REFLEXÕES RESSURGENTES NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p259Palabras clave:
Conhecimentos tecnológicos, Ensino de Zoologia, Formação docenteResumen
Há algumas décadas, defende-se a necessidade de se preparar professores de Ciências e Biologia para o adequado uso das “tecnologias” no ensino, sendo que pesquisas nessa área podem ser boas aliadas para propostas mais exitosas de formação docente. Logo, investigou-se 17 graduandos do curso de Ciências Biológicas, desenvolvido pela Universidade de São Paulo, durante as aulas de uma disciplina optativa focada no ensino de Zoologia. Como objetivos, pretendia-se identificar: i) indícios de conhecimentos tecnológicos dos graduandos pesquisados; ii) se (e como) a referida disciplina possibilitou o desenvolvimento desses conhecimentos. Primeiramente, foi aplicado um questionário focado na identificação de conhecimentos tecnológicos (T-CoRe), sendo que os diálogos dos graduandos durante a elaboração de suas respostas a esse instrumento foram gravados, posteriormente transcritos e analisados, segundo Bardin (2013), o que também foi realizado com as respostas escritas desses estudantes. Em seguida, entrevistas foram realizadas com alguns participantes. Identificou-se compreensões relativamente adequadas dos graduandos a respeito do uso pedagógico das “tecnologias”. Entretanto, também foram identificadas lacunas em alguns conhecimentos considerados importantes para o desenvolvimento da Educação Científica de aprendizes nas escolas. Esses resultados são coerentes com a etapa de formação dos graduandos pesquisados, entretanto reforçam a necessidade de os diferentes tipos de conhecimentos (inclusive tecnológicos) serem abordados, de forma contínua e integrada, ao longo da formação do educador.Citas
Alarcon, A. M. Y, Bervian, P. V., Boelter, R. A., & Limberger, C. T. (2018). O Uso de Tecnologia no Ensino: o Aedes aegypti no Youtube. In R. E. Günzel & R. I. C. Güllich (Orgs.). Aprendendo Ciências: ensino e extensão (pp. 43-48). Bagé, RS: Faith.
Alayyar, G. M., Fisser, P., & Voogt, J. (2012). Developing technological pedagogical content knowledge in pre-service science teachers: support from blended learning. Australasian Journal of Educational Technology, 28(8), 1298-1316. https://doi.org/10.14742/ajet.773
Amorim, D. S. (2008). Paradigmas Pré-Evolucionistas, espécies ancestrais e o ensino de Zoologia e Botânica. Ciência & Ambiente, 19(36), 125-150. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/368146/mod_resource/content/1/Amorim%20ensino%20de%20Zoo.pdf
Angeli, C. (2005). Transforming a teacher education method course through technology: effects on preservice teachers’ technology competency. Computers & Education, 45(4), 383-398. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2004.06.002
Angeli, C., & Valanides, N. (2005). Pre-service teachers as ICT designers: An instructional design model based on an expanded view of pedagogical content knowledge. Journal of Computer Assisted Learning, 21(4), 292–302. https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2005.00135.x
Atanazio, A. M. C., & Leite, Á. E. (2018). Tecnologias da Informação e Comunicação (Tic) e a formação de professores: tendências de pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 88-103. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p88
Barbosa, P. P. (2019). Licenciatura EAD em Ciências e Biodiversidade Vegetal: bases de conhecimento docente, crenças de formadores, percepções e produções de estudantes. (Tese de doutorado). Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-25062019-085110/pt-br.php
Barbosa, P. P., Macedo, M., Bueno, C. A., & Ursi, S. (2015). As Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino: como professores de Biologia fazem uso de animações? In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X Enpec. Águas de Lindóia, São Paulo, SP. Recuperado de http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1079-1.PDF
Barbosa, P.P., Macedo, M., Katon, G. F., & Ursi, S. (2020). Preservação e conservação da vegetação brasileira: entrelaces com a formação docente e o ensino de Botânica. Pesquisa Em Foco (UEMA), 25(1), 49-79. https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2341
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.
Binkley, M., Erstad, O., Hermna, J., Raizen, S., Ripley, M., Miller-Ricci, M., & Rumble, M. (2012) Defining Twenty-First Century Skills. In P. Griffin, B. McGaw, & E. Care (Eds.) Assessment and Teaching of 21st Century Skills (pp.17-66). Dordrecht, Newtherlands: Springer.
Blonder, R., Jonatan, M., Bar-Dov, Z., Benny, N. Rap, S., & Sakhninia, S. (2013). Can You Tube it? Providing chemistry teachers with technological tools and enhancing their self-efficacy beliefs. Chemistry Education Research and Practice, 14(3), 269-285. https://doi.org/10.1039/C3RP00001J
Bossler, A. P. (2015). Produção de animações com massa de modelar: gaps cognitivos, protagonismo e autoria em sala de aula. Textos FCC (Fundação Carlos Chagas), 47, 27-44. Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/textosfcc/article/view/5540/3582
Cabero, J.C. (1998). Avaliar para melhorar: meios e materiais de ensino. In J. M. Sancho (Org). Para uma tecnologia Educacional. (Trad. B. A. Neves). (pp. 257-284). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Costa, F., Rodrigues, A., Peralta, M. H., Cruz, E., Reis, O., Ramos, J. L., Sebastião, L., Maio, V., Dias, P., Gomes, M. J., Osório, A. J., Ramos, A., & Valente, L. (2008). Competências TIC: Estudo de Implementação - v. I, Lisboa, Portugal: GEPE- Ministério da Educação. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/299656592_Competencias_TIC_Estudo_de_Implementacao
Cox, S. (2008). A conceptual analysis of technological pedagogical content knowledge. (Doctoral dissertation). Brigham Young University. Provo, UT, United States of America. Recuperado de https://scholarsarchive.byu.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=2481&context=etd
Edelson, D. C. (2001). Learning-for-use: A framework for the design of technology-supported inquiry activities. Journal of Research in Science Teaching, 38(3), 355-385. https://doi.org/10.1002/1098-2736(200103)38:3<355::AID-TEA1010>3.0.CO;2-M
European Commission (2008). Digital Literacy European Commission working paper and recommendations from Digital Literacy High-Level Expert Group. Brussels, Belgium: Author. Recuperado de https://ifap.ru/library/book386.pdf
Fraillon, J., Ainley, J., Schulz, W., Friedman, T., & Gebhardt, E. (2014). Preparing for life in a digital age: the IEA. International Computer and Information Literacy Study. Amsterdam, Netherlands: International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). Recuperado de https://www.springer.com/gp/book/9783319142210
Fraser, W. J. (2017). Science teacher educators’ engagement with Pedagogical Content Knowledge and scientific inquiry in predominantly paper-based distance learning programs. Turkish Online Journal of Distance Education-TOJDE, 18(4), 35-51. https://doi.org/10.17718/tojde.340375
Gao, P., Chee, T. S., Wang, L., Wong, A., & Choy, D. (2011). Self-reflection and preservice teachers' technological pedagogical knowledge: promoting earlier adoption of student-centred pedagogies. Australasian Journal of Educational Technology, 27(6), 997-1013. https://doi.org/10.14742/ajet.925
Graham, C. R., Burgoyne, N., Cantrell, P., Smith, L., Clair, L. S., & Harris, R. (2009). TPACK development in science teaching: measuring the TPACK confidence of inservice Science teachers. TechTrends, 53(5), 70-79. https://doi.org/10.1007/s11528-009-0328-0
Harris, J., & Hofer, M. (2009). Instructional planning activity types as vehicles for curriculumbased TPACK development. In C. Maddux (Ed.) Research highlights in technology and teacher education (p.99-108). Chesapeake, United States of America: Association for the Advancement of Computing in Education.
Heckler, V., Saraiva, M. F. O., & Filho, K. S. O. (2007). Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(2), 267-273. https://doi.org/10.1590/S0102-47442007000200011
Jimoyiannis, A. (2010). Designing and implementing an integrated technological pedagogical science knowledge framework for science teacher´s professional development. Computers & Education, 55(3), 1259-1269. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2010.05.022
Koehler, M. J., & Mishra, P. (2005). What happens when teachers design educational technology? The development of technological pedagogical content knowledge. Journal of Educational Computing Research, 32(2), 131–152. https://doi.org/10.2190/0EW7-01WB-BKHL-QDYV
Koehler, M. J., & Mishra, P. (2008). Introducing TPCK. M. C. Herring, M.J. Koehler, P. Mishra (Eds.). The handbook of technological pedagogical content knowledge (TPCK) for educators (pp. 3–29). Mahwah, United States of America: Lawrence Erlbaum Associates.
Lankshear, C., & Knobel, M. (2008). Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. (Trad. M. F. Lopes). Porto Alegre, RS: Artmed.
Loughran, J.J., Mulhall, P., & Berry, A. (2004). In Search of Pedagogical Content Knowledge in Science: Developing Ways of Articulating and Documenting Professional Practice. Journal of Research in Science Teaching, 41(4), 370-391. https://doi.org/10.1002/tea.20007
Lüdke, M., & André, M. E. D. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Epu.
Martins, I., Gouvêa, G., & Piccinini, C. (2005). Aprendendo com imagens. Ciência & Cultura (Bauru), 57(4), 38-40. Recuperado de http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000400021
Mayer, A. K., Leichner, N., Peter, J., Guenther, A., & Peter, J. (2013). Developing a Blended Learning Approach to Foster Information Literacy in German Psychology Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 93(21), 1259-1262. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.10.025
McCrory, R. (2008). Science, technology, and teaching: The topic-specific challenges of TPCK in science. In M. C. Herring, M.J. Koehler, & P. Mishra (Eds.) Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) for Educators (pp. 193-206), New York, United States of America: Routledge.
MEC – Ministério da Educação e Cultura. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, DF: MEC/SEF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf
MEC – Ministério da Educação. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/CONSED. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017–1054. https://doi.org/10.1111/j.1467-9620.2006.00684.x
Mouza, C. (2016). Developing and Assessing TPACK: among Pre-Service Teachers A Synthesis of Research. In M. C. Herring, M.J. Koehler, & P. Mishra (Eds.). Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) for Educators (pp. 169-190), New York, United States of America: Routledge.
Niess, M. L. (2005). Preparing teachers to teach science and mathematics with technology: developing a technology pedagogical content knowledge. Teaching and Teacher Education, 21(5), 509–523. https://doi.org/10.1016/j.tate.2005.03.006
O’Day, D. H. (2007). The Value of Animations in Biology Teaching: A Study of Long-Term Memory Retention. Cell Biology Education: a Journal of Life Sciences Education, 6(3), 217–223. https://doi.org/10.1187/cbe.07-01-0002
Oliveira, C. A. (2017). Zoologia nas escolas: percursos do ensino de zoologia em escolas da rede pública no município de Aracaju/SE. (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE. Recuperado de https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/7158/2/CRISLAINE_OLIVEIRA.pdf
Patrick, P., Byrne, J., Tunnicliffe, S., Asunta, T., Carvalho, G. S., Havu-Nuutinen, S., Sigurjónsdóttir, H., Óskarsdóttir, G., & Tracana R. B. (2013). What plants and animals do early childhood and primary students name? Where do they see them? Journal of Science Education and Technology, 9(1), 18-32. https://doi.org/10.1007/s10956-011-9290-7
Petko, D. (2012). Teachers' Pedagogical Beliefs and Their Use of Digital Media in Classrooms: Sharpening the Focus of the "Will, Skill, Tool" Model and Integrating Teachers' Constructivist Orientations. Computers & Education, 58(4), 1351-1359. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.12.013
Rezende, L. A., & Struchiner, M. (2009). Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 2(1), 45-66. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914
Rocha, A. L. F., Duso, L., & Maestrelli, S. R. P. (2013). Contribuições da Filogenética para um ensino crítico da Zoologia. In Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, São Paulo, SP. Recuperado de http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0299-1.pdf
Santos, C. M. D., & Calor, A. R. (2007). Ensino de biologia evolutiva utilizando a estrutura conceitual da sistemática filogenética. Ciência & Ensino, 1(1), 1-8. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/282153721_ENSINO_DE_BIOLOGIA_EVOLUTIVA_UTILIZANDO_A_ESTRUTURA_CONCEITUAL_DA_SISTEMATICA_FILOGENETICA_-_I
Santos, S. C. S. (2010). Diagnóstico e possibilidades para o ensino de zoologia em Manaus/AM. (Dissertação de mestrado profissional). Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM. Recuperado de http://files.ensinodeciencia.webnode.com.br/200000604-48d0b49ca7/2010_Diagn%C3%B3stico%20e%20Possibilidade%20para%20o%20Ensino%20de%20Zoologia%20em%20Manaus%20AM.pdf
Santos, S. C. S., & Terán, A. F. (2011). Conhecimentos teóricos para a docência no ensino de zoologia em licenciaturas em Manaus/AM. In Anais do XX Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, UFAM, Manaus, AM. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/309736231_CONHECIMENTOS_TEORICOS_PARA_A_DOCENCIA_NO_ENSINO_DE_ZOOLOGIA_EM_LICENCIATURAS_DE_CIENCIAS_EM_MANAUSAM
Santos, W. L. P. (2007). Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, 12(36), 474-550. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/?format=pdf&lang=pt
Silva, G. M. (2020). Planejamento didático na formação de professores de Ciências e Biologia: perspectivas e referenciais para o ensino de Zoologia. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-145938/en.php
Silva, R. L. F., Lahr, D. J. G., & Rocha, R. P. (2015). Filmes como elementos motivadores para repensar o ensino de Biologia: contribuições de uma disciplina. Textos FCC. Fundação Carlos Chagas, 47, 85-94. Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/textosfcc/article/view/5541
Teo, T., & Noyes, J. (2010). Exploring attitudes towards computer use among pre-service teachers from Singapore and the UK. Education & Technology Journal, 4(2), 126–135. https://doi.org/10.1108/17504971011052331
Tondeur, J., Van Braak, J., Sang, G., Voogt, J., Fisser, P., & Ottenbreitleftwich, A. (2012). Preparing pre-service teachers to integrate technology in education: a synthesis of qualitative evidence. Computers & Education, 59(1),134–144. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.10.009
UNESCO. (2008). ICT competency standards for teachers: implementation guidelines, version 1.0. Paris, France: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Recuperado de http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/resources/publications-and-communication-materials/publications/full-list/ict-competency-standards-for-teachers-implementation-guidelines-version-10/
Valanides, N., & Angeli, C. (2008). Professional development for computer-enhanced learning: A case study with science teachers. Research in Science and Technological Education, 26(1), 3–12. https://doi.org/10.1080/02635140701847397
Zhao, Y. (2003). What teachers need to know about technology? framing the question. In Y. Zhao (Ed.). What should teachers know about technology (pp. 1–14), Greenwich, United Kingdom: Information Age Publishing.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.