ELEMENTOS PARA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E O COTIDIANO DE TRABALHO DE ESTUDANTES TRABALHADORES
Palavras-chave:
Ensino de Física, estudantes trabalhadores, Psicologia Histórico-CulturalResumo
Partir de situações vivenciadas pelos estudantes é uma estratégia metodológica plausível tendo em vista um ensino mais significativo. Neste trabalho queremos argumentar em favor de uma Física do cotidiano amparada na perspectiva do estudante trabalhador, maioria no Ensino Médio brasileiro. Nosso objetivo foi localizar e analisar elementos do conhecimento de Física presentes nas atividades de trabalho dos estudantes. A análise destes elementos, a partir de um enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, traz orientações para o trabalho pedagógico no Ensino de Física, visando um melhor aproveitamento das potencialidades dos estudantes trabalhadores no desenvolvimento de níveis conceituais mais complexos, ainda não alcançados por estes estudantes. Estes níveis de desenvolvimento são alcançados, segundo a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural, na medida em que ocorrer uma convergência entre conceitos cotidianos e conceitos científicos nos processos de ensino e aprendizagem. Concluímos que três condições são necessárias para que a relação vygotskyana entre conhecimentos científicos e conhecimentos cotidianos possa se realizar no contexto do Ensino de Física para estudantes trabalhadores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.