ELEMENTOS PARA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E O COTIDIANO DE TRABALHO DE ESTUDANTES TRABALHADORES
Palabras clave:
Ensino de Física, estudantes trabalhadores, Psicologia Histórico-CulturalResumen
Partir de situações vivenciadas pelos estudantes é uma estratégia metodológica plausível tendo em vista um ensino mais significativo. Neste trabalho queremos argumentar em favor de uma Física do cotidiano amparada na perspectiva do estudante trabalhador, maioria no Ensino Médio brasileiro. Nosso objetivo foi localizar e analisar elementos do conhecimento de Física presentes nas atividades de trabalho dos estudantes. A análise destes elementos, a partir de um enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, traz orientações para o trabalho pedagógico no Ensino de Física, visando um melhor aproveitamento das potencialidades dos estudantes trabalhadores no desenvolvimento de níveis conceituais mais complexos, ainda não alcançados por estes estudantes. Estes níveis de desenvolvimento são alcançados, segundo a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural, na medida em que ocorrer uma convergência entre conceitos cotidianos e conceitos científicos nos processos de ensino e aprendizagem. Concluímos que três condições são necessárias para que a relação vygotskyana entre conhecimentos científicos e conhecimentos cotidianos possa se realizar no contexto do Ensino de Física para estudantes trabalhadores.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.