MUSEUS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Marizete Pinheiro de Oliveira Universidade Federal da Bahia/Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC-UFBA/UEFS. https://orcid.org/0000-0002-1105-8625
  • Lynn Rosalina Gama Alves Universidade Federal da Bahia/Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC-UFBA/UEFS. https://orcid.org/0000-0003-3688-3506

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p197

Palavras-chave:

Museus digitais, Práticas Pedagógicas, Ensino de ciências, Cenário de aprendizagem, Educação Básica

Resumo

Os museus digitais de ciências e tecnologia são ambientes interativos, imersivos que mantêm artefatos de valor histórico, científico, cultural, patrimonial e educacional para a sociedade, salvaguardando memórias para as gerações presentes e futuras. São espaços de difusão do conhecimento e importante tecnologia que podem se configurar como cenário de (re)construção de conhecimentos nos espaços escolares. É nesse contexto que o presente estudo se insere. Visando compreender como esses museus vêm sendo explorados em práticas de ensino de ciências na educação básica, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura buscando identificar os objetivos e os métodos das investigações, os museus digitais visitados, as abordagens de ensino e aprendizagem presentes nos estudos e as práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar. Nas bases de dados elegidas, inicialmente, foram recuperados 299 trabalhos publicados no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2020. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e leitura minuciosa dos trabalhos, apenas dois estudos se aproximam de uma resposta para questão de pesquisa, evidenciando a necessidade de mais estudos para compreendermos as razões que impedem o diálogo com estes ambientes interativos no ensino de ciências, uma vez que muitas pesquisas apontam as potencialidades desses espaços de mediação para esta finalidade. Este resultado também nos ajudará a delinear práticas pedagógicas nestes ambientes que contribuam para uma aprendizagem em ciências mais significativa.

Biografia do Autor

Marizete Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal da Bahia/Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC-UFBA/UEFS.

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência – PPGEFHC-UFBA/UEFS.

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade Federal da Bahia/Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - PPGEFHC-UFBA/UEFS.

Professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência - IHAC – UFBA; professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência – PPGEFHC-UFBA/UEFS e; coordenadora da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais – UFBA.

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2022-09-10

Como Citar

Oliveira, M. P. de, & Alves, L. R. G. (2022). MUSEUS DIGITAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(2), 197–221. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p197

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