COESÃO E INCLUSÃO SOCIAL COMO POLÍTICA NO/DO CHILE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p164

Palavras-chave:

Política de currículo, Coesão e inclusão social, Ciências naturais

Resumo

O ensino de ciências no 1º ciclo do ensino fundamental do Chile vem, nas últimas duas décadas, produzindo sentidos em torno de demandas de coesão, equidade e integração social como tentativa de alcançar melhores resultados no desempenho escolar e no alcance da qualidade escolar. Neste artigo, partindo de uma abordagem discursiva apoiadas em pesquisas de Lopes e Macedo para as políticas de currículo, buscamos interpretar os textos produzidos nos documentos curriculares para problematizar a produção de sentidos sobre o ensino de ciências associado à ideia de progresso e adaptabilidade dos sujeitos, eixos centrais nas reformas educativas chilenas. Neles, a ciência é significada como estratégia, não apenas para descobrir e compreender o conhecimento científico, como também para adquirir competências para o desenvolvimento social dos estudantes.

Biografia do Autor

Soledad Andrea Castillo Trittini, Universidad Metropolitana de Ciencias de la educación

Académica e pesquisadora do Departamento de Educacao Básica da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación.

Rosanne Evangelista Dias, Universidade do Estado do Río de Janeiro

Profesora-investigadora do Programa de Pós-Graduação em Educação de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Castillo Trittini, S. A., & Dias, R. E. (2022). COESÃO E INCLUSÃO SOCIAL COMO POLÍTICA NO/DO CHILE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(3), 164–177. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p164

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