EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM SAÚDE: UM DEBATE DESEJÁVEL À FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p178

Palavras-chave:

Saúde, Interculturalidade, Formação docente, Escola Básica

Resumo

O artigo relata pesquisa empreendida acerca da educação intercultural em saúde na escola básica e da formação crítico-reflexiva de professores de Ciências. O estudo teve por objetivo analisar os efeitos do desenvolvimento de dinâmicas dialógicas interculturais nas ideias sobre a saúde e a educação intercultural cultivadas por professores de Ciências do ensino fundamental de ambos os segmentos. Para tanto, a investigação se assentou em processos de pesquisa-ação numa escola pública da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, organizados em etapas de diagnóstico, intervenção e avaliação dos achados. A pesquisa demonstrou a educação intercultural em saúde como uma aposta não só altamente possível como também desejável a um ensino que seja pensado como uma práxis crítico-reflexiva.

Biografia do Autor

Fagner Henrique Guedes Neves, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Especialista em Ensino de História e Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da UFF. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais e Filosofia pela UFF. Pesquisador do NESED/UFF/Fiocruz - Núcleo de Estudos em Saúde, Educação e Diversidade, da Faculdade de Educação da UFF, coordenado pelo Prof. Paulo Pires de Queiroz, PhD.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (1997) / TITULAÇÃO RECONHECIDA pela Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado PGEBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Professor e Pesquisador Permanente no Mestrado em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e no Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. Autor e organizador de vários livros, capítulos de livros e artigos científicos em diversos editoriais nacionais e internacionais. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira - BASis. Líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPQ, NESED. Tem experiência significativa na área de Ensino e atualmente trabalha com pesquisa nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Saúde nos âmbitos da Graduação e da Pós-Graduação. 

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Neves, F. H. G., & Pires de Queiroz, P. (2022). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM SAÚDE: UM DEBATE DESEJÁVEL À FORMAÇÃO DOCENTE. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(3), 178–197. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n3p178

Edição

Seção

Artigos