APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO USANDO MAPAS CONCEITUAIS
Palavras-chave:
educação matemática, modelagem matemática, aprendizagem significativa, mapas conceituais.Resumo
Este trabalho constitui uma investigação que busca nos mapas conceituais construídos pelos alunos durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática indícios de aprendizagem significativa. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática, na Teoria da Aprendizagem Significativa e no uso de Mapas Conceituais. Neste contexto, o trabalho, apresenta a Modelagem Matemática como forma de resolver problemas e investiga como o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem viabiliza a aprendizagem significativa. Os mapas conceituais são propostos como meio de negociação de significados e como instrumentos para a verificação de indícios da ocorrência de aprendizagem significativa. Para buscar estes indícios nos mapas elaborados pelos alunos no decorrer das atividades definimos os elementos sinalizadores: os conceitos utilizados pelos alunos e as inter-relações estabelecidas entre eles; as relações com poder de transferência; os sinais de diferenciação progressiva e de reconciliação integradora; a aprendizagem extraconteúdo; e a modificação dos subsunçores. Os dados que sustentam a pesquisa foram coletados com alunos de um curso Superior de Tecnologia em Manutenção Mecânica durante as disciplinas de Fundamentos da Matemática e de Cálculo Diferencial e Integral I e de um curso extracurricular. Familiarizados com mapas conceituais e Modelagem Matemática, os alunos desenvolveram atividades de modelagem e construíram mapas referentes a elas. Nestes mapas e em suas explicações buscamos indícios de aprendizagem significativa usando os elementos sinalizadores definidos. As informações obtidas revelam avanços dos alunos no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de conceitos matemáticos que emergiram nas atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.
