APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO USANDO MAPAS CONCEITUAIS

Autores

  • Lourdes Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina – UEL -Londrina - PR
  • Maria Lúcia de Carvalho Fontanini UTFPR – Cornélio Procópio – PR

Palavras-chave:

educação matemática, modelagem matemática, aprendizagem significativa, mapas conceituais.

Resumo

Este trabalho constitui uma investigação que busca nos mapas conceituais construídos pelos alunos durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática indícios de aprendizagem significativa. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na Educação Matemática, na Teoria da Aprendizagem Significativa e no uso de Mapas Conceituais. Neste contexto, o trabalho, apresenta a Modelagem Matemática como forma de resolver problemas e investiga como o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem viabiliza a aprendizagem significativa. Os mapas conceituais são propostos como meio de negociação de significados e como instrumentos para a verificação de indícios da ocorrência de aprendizagem significativa. Para buscar estes indícios nos mapas elaborados pelos alunos no decorrer das atividades definimos os elementos sinalizadores: os conceitos utilizados pelos alunos e as inter-relações estabelecidas entre eles; as relações com poder de transferência; os sinais de diferenciação progressiva e de reconciliação integradora; a aprendizagem extraconteúdo; e a modificação dos subsunçores. Os dados que sustentam a pesquisa foram coletados com alunos de um curso Superior de Tecnologia em Manutenção Mecânica durante as disciplinas de Fundamentos da Matemática e de Cálculo Diferencial e Integral I e de um curso extracurricular. Familiarizados com mapas conceituais e Modelagem Matemática, os alunos desenvolveram atividades de modelagem e construíram mapas referentes a elas. Nestes mapas e em suas explicações buscamos indícios de aprendizagem significativa usando os elementos sinalizadores definidos. As informações obtidas revelam avanços dos alunos no continuum aprendizagem memorística - aprendizagem significativa de conceitos matemáticos que emergiram nas atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas.

Downloads

Publicado

2016-08-13

Como Citar

de Almeida, L. M. W., & Fontanini, M. L. de C. (2016). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO USANDO MAPAS CONCEITUAIS. Investigações Em Ensino De Ciências, 15(2), 403–425. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/302

Edição

Seção

Artigos