UMA APROXIMAÇÃO ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA E UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O CASO DAS EQUAÇÕES DE DIFERENÇAS

Autores

  • Adriana Helena Borssoi Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Londrina – Paraná
  • Lourdes Maria Werle de Almeida PECEM – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina – Paraná

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, UEPS, modelagem matemática

Resumo

Neste texto propomos uma estrutura para atividades educacionais em que Unidades de Ensino Potencialmente Significativas caracterizadas em Moreira (2011) são subsidiadas por atividades de modelagem matemática. Apresentamos resultados de uma pesquisa em que investigamos a ocorrência de aprendizagem significativa de alunos envolvidos com atividades de modelagem em uma unidade de ensino associada ao estudo de equações de diferenças. As atividades foram desenvolvidas no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática no quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática. A análise que fizemos evidencia alguns elementos que indicam que atividades de modelagem contemplam princípios conceituais e metodológicos que norteiam uma UEPS. A partir da identificação desses elementos analisamos quatro alunos no decorrer do desenvolvimento da UEPS mediada pelas atividades de modelagem e podemos conjecturar que os princípios básicos para a ocorrência de aprendizagem significativa bem como a sinalização de reconciliação integradora e de diferenciação progressiva podem ser evidenciados. Neste sentido, a inclusão de atividades de modelagem na UEPS pode fortalecê-la no que se refere à sua capacidade de promover a aprendizagem significativa dos estudantes.

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Publicado

2016-06-13

Como Citar

Borssoi, A. H., & de Almeida, L. M. W. (2016). UMA APROXIMAÇÃO ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA E UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O CASO DAS EQUAÇÕES DE DIFERENÇAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(2), 481–503. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/141

Edição

Seção

Artigos