UMA APROXIMAÇÃO ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA E UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O CASO DAS EQUAÇÕES DE DIFERENÇAS
Palabras clave:
aprendizagem significativa, UEPS, modelagem matemáticaResumen
Neste texto propomos uma estrutura para atividades educacionais em que Unidades de Ensino Potencialmente Significativas caracterizadas em Moreira (2011) são subsidiadas por atividades de modelagem matemática. Apresentamos resultados de uma pesquisa em que investigamos a ocorrência de aprendizagem significativa de alunos envolvidos com atividades de modelagem em uma unidade de ensino associada ao estudo de equações de diferenças. As atividades foram desenvolvidas no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática no quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática. A análise que fizemos evidencia alguns elementos que indicam que atividades de modelagem contemplam princípios conceituais e metodológicos que norteiam uma UEPS. A partir da identificação desses elementos analisamos quatro alunos no decorrer do desenvolvimento da UEPS mediada pelas atividades de modelagem e podemos conjecturar que os princípios básicos para a ocorrência de aprendizagem significativa bem como a sinalização de reconciliação integradora e de diferenciação progressiva podem ser evidenciados. Neste sentido, a inclusão de atividades de modelagem na UEPS pode fortalecê-la no que se refere à sua capacidade de promover a aprendizagem significativa dos estudantes.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.