UMA APROXIMAÇÃO ENTRE MODELAGEM MATEMÁTICA E UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: O CASO DAS EQUAÇÕES DE DIFERENÇAS
Palavras-chave:
aprendizagem significativa, UEPS, modelagem matemáticaResumo
Neste texto propomos uma estrutura para atividades educacionais em que Unidades de Ensino Potencialmente Significativas caracterizadas em Moreira (2011) são subsidiadas por atividades de modelagem matemática. Apresentamos resultados de uma pesquisa em que investigamos a ocorrência de aprendizagem significativa de alunos envolvidos com atividades de modelagem em uma unidade de ensino associada ao estudo de equações de diferenças. As atividades foram desenvolvidas no âmbito da disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática no quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática. A análise que fizemos evidencia alguns elementos que indicam que atividades de modelagem contemplam princípios conceituais e metodológicos que norteiam uma UEPS. A partir da identificação desses elementos analisamos quatro alunos no decorrer do desenvolvimento da UEPS mediada pelas atividades de modelagem e podemos conjecturar que os princípios básicos para a ocorrência de aprendizagem significativa bem como a sinalização de reconciliação integradora e de diferenciação progressiva podem ser evidenciados. Neste sentido, a inclusão de atividades de modelagem na UEPS pode fortalecê-la no que se refere à sua capacidade de promover a aprendizagem significativa dos estudantes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.