CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS, EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO, SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS.

Autores

  • Thaís Gimenez da Silva Augusto Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal UNESP, Univ Estadual Paulista Via de acesso Prof. Paulo Donato Catellane, s/n 14884-900 Jaboticabal -SP
  • Ivan Amorosino do Amaral Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP Av. Bertrand Russel, 801, Cidade Universitária Zeferino Vaz, 13083-865 Campinas – SP

Palavras-chave:

formação em serviço, Pedagogia, inovação curricular

Resumo

O ensino de Ciências tem ocupado um papel secundário nas séries iniciais do ensino fundamental. Em parte, isso se deve à fragmentação dos cursos de formação de professores para essa etapa da escolaridade e sua abordagem metodológica tradicional. Com o intuito de avaliar uma proposta inovadora de formação de professoras para o ensino de Ciências, investigou-se a disciplina Teoria Pedagógica e Produção em Ciências e Meio Ambiente, que compunha um curso de Pedagogia, produzido por um convênio entre a Unicamp e as prefeituras da Região Metropolitana de Campinas. As alunas desse curso eram docentes que lecionavam para as séries iniciais em escolas municipais. A análise de um dos instrumentos de avaliação da disciplina, aplicado a 13 professoras mostrou que a disciplina contribuiu para a formação em Ciências, principalmente em relação ao entendimento da natureza da Ciência e dos métodos de ensino, mas que não foi suficiente para ensinar conteúdos científicos de forma integrada.

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Publicado

2016-06-04

Como Citar

Augusto, T. G. da S., & do Amaral, I. A. (2016). CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS, EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO, SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(1), 163–176. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/101

Edição

Seção

Artigos