IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES INVESTIGATIVA E CIENTÍFICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE INTERATIVO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Michelle Camara Pizzato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Lediane Chagas Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Patrik de Souza Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Marcelo Diedrich de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Clarice Monteiro Escott Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Júlio Xandro Heck Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p258

Palavras-chave:

atitude investigativa, atitude científica, Ambiente Interativo de Aprendizagem

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar as características associadas às atitudes investigativa e científica desencadeadas em um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA) presencial em grupos de estudantes de Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Os AIA são ambientes de aprendizagem planejados para oferecer situações-problema e recursos aos participantes, de modo que eles possam, ao interagir com tais recursos, expressar suas ideias e conhecimentos atitudinais a fim de resolver o problema proposto. Para a análise, foram elaborados um conjunto de categorias (atributos) fruto de levantamento bibliográfico em periódicos da área de educação em ciências. Os atributos identificados ao longo das atividades em todos os grupos foram: racionalidade, objetividade, respeito pela evidência, colaboração, precisão, curiosidade, criatividade, mentalidade crítica, ceticismo e parcimônia. Destes, a racionalidade foi identificada como categoria coocorrente a todas as demais. Tais atributos são associados à natureza de cada atividade realizada no AIA, assim como são analisados os atributos não identificados. Os resultados obtidos indicam a validade do AIA como recurso didático propício para o desencadeamento de atitudes investigativa e científica em todos os grupos pesquisados, podendo ter seu impacto ampliado de acordo com a natureza das atividades inscritas nele.

Biografia do Autor

Michelle Camara Pizzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Área de Ciências Humanas, Educação e Psicologia

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

Pizzato, M. C., Marques, L. C., Rocha, P. de S., de Souza, M. D., Escott, C. M., & Heck, J. X. (2018). IDENTIFICAÇÃO DE ATITUDES INVESTIGATIVA E CIENTÍFICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE INTERATIVO DE APRENDIZAGEM. Investigações Em Ensino De Ciências, 23(3), 258–279. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p258

Edição

Seção

Artigos